BBB 12: a final de menor audiência do reality
Vitória do participante Fael marcou uma média de 26 pontos no Ibope, a menor de todas as edições do reality da Globo
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Bárbara Sacchitiello
30 de abril de 2012 - 2h24
A edição mais polêmica de toda a história do Big Brother Brasil terminou com outros dois recordes. Nunca um participante consagrou-se vencedor com uma margem tão alta de votação (Fael foi o grande campeão da 12ª atração do reality, recebendo 92% do total de votos). E nunca uma final de BBB teve uma audiência tão baixa.
De acordo com dados prévios do Ibope, o último episódio dessa edição, que foi ao ar na noite dessa quinta-feira, 29, na TV Globo, marcou uma média de 26 pontos de audiência – a mais baixa de todas as edições do Big Brother. No ano passado, a final do BBB havia conseguido uma audiência média de 29 pontos. Mesmo assim, a final do BBB 12 fez a Globo ficar com a liderança no Ibope, seguida da Record, que marcou 12 pontos no mesmo horário e do SBT, que conseguiu uma média de 7 pontos. Vale lembrar que cada ponto do Ibope corresponde a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.
Apesar do recorde negativo da final, a média geral de audiência desta edição conseguiu ser superior à média do Big Brother 11. Mesmo assim, os sinais de desgaste da atração ficaram evidentes com os comentários negativos sobre a repetitiva fórmula da atração e a falta de carisma dos participantes desta edição, que tomaram conta das redes sociais.
A 12ª edição do BBB também não foi tão bem sucedida em relação a quantidade de inserções comerciais. Até a penúltima semana, essa edição do reality havia exibido um total de 309 ações de merchandising, uma quantia 30% inferior ao total de ações do mesmo período do BBB 11. O número de marcas que aparecem no reality também foi menor: foram 14 no BBB 12 contra 19 no BBB 11.
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