Facebook ultrapassa GM e Google no IPO
A rede social realizou a maior oferta pública de uma empresa de internet até agora e passou o Google no mundo digital e a GM no mundo tradicional
A rede social realizou a maior oferta pública de uma empresa de internet até agora e passou o Google no mundo digital e a GM no mundo tradicional
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18 de maio de 2012 - 4h02
O Facebook realizou a maior oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) de uma empresa de internet até agora e ultrapassou empresas como a GM (IPO de US$ 15,8 bilhões em 2010) e Google (US$ 1,9 bilhão em 2004). O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, fez tilintar os sinos que anunciam o início dos trabalhos da Nasdaq, em Nova York, e fez tilintar também o cofre da maior rede social do mundo, com 901 milhões de usuários. O IPO ocorre fora do pregão convencional e as ações do Facebook abriram a US$ 38, o que leva a cotação da empresa a mais de US$ 104 bilhões e a uma arrecadação superior a US$ 16 bilhões. Na estreia na bolsa, portanto, o Facebook ganhou 18%, o que coloca a rede entre os IPOs mais elevados dentro do índice Standard & Poors 500 (S&P 500). Pelo índice, o IPO do Facebook elevou a valorização da empresa em 107 vezes nos últimos 12 meses, mais do que qualquer outra empresa do S&P 500, exceto a Amazon.com e o fundo Equity Residencial.
Agora, a expectativa do mercado é como o Facebook e Mark Zuckerberg farão para remunerar os investidores que apostaram tanto na rede. Ou seja, o Facebook, que teve uma receita de US$ 3,7 bilhões no ano passado, terá que obter mais lucro com o modelo de negócios da rede social, majoritariamente ancorada na publicidade. Para este ano, a expectativa é que o faturamento chegue a US$ 6,1 bilhões. A própria GM, ultrapassada pelo Facebook com a IPO, acaba de anunciar os cortes de publicidade na rede de Zuckerberg por não acreditar na efetividade desse modelo. Especialistas afirmam que Zuckerberg não especificou como fará para dar retorno aos investidores, mas, advertem, terá que fazê-lo.
O CEO do Facebook permanece como acionista majoritário da rede, com 59% das ações votantes e com US$ 20 bilhões no bolso em função do IPO. Espera-se que o CEO e acionista majoritário do Facebook mostre todas as suas habilidades para corresponder às expectativas do investidor. No episódio recente da compra do aplicativo Instagram, Zuckerberg anunciou a transação aos demais investidores apenas na véspera, o que não foi considerado correto. Para entregar aos investidores o mesmo retorno com os preços obtidos na IPO, o Facebook terá que valer US$ 920 bilhões até 2020, segundo analistas. Na comparação, com o valor de mercado obtido, o Facebook equivale à metade do valor do Google Inc., cuja cotação é de US$ 200 bilhões (valorização de quase nove vezes desde a IPO de 2004). A Apple, por sua vez, está cotada a US$ 496 bilhões.
Se for excluído o excesso de demanda (pelo qual os investidores podem comprar mais ações posteriormente), o IPO do Facebook supera a da General Motors, que arrecadou US$ 15, 8 bilhões no final de 2010 (e chegou a US$ 18,1 bilhões quando os acionistas exerceram a opção pelas ações suplementares) e chega perto da Visa, que arrecadou US$ 17, 9 bilhões em 2008. Se os investidores exercerem o direito à compra das ações suplementares (63,2 milhões de ações), ao preço do IPO, o Facebook pode chegar a arrecadar até US$ 18,4 bilhões. Ao ser cotado em US$ 104 bilhões, o Facebook torna-se a 23ª. empresa em valor de mercado nos EUA, em lista liderada por empresas como Apple, Exxon, Microsoft e IBM. E, sob a cotação de US$ 38 a ação, é a maior IPO já realizada no país.
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