Final da Libertadores: recorde no Ibope
Corinthians levanta a taça e Globo comemora a sua maior audiência televisiva do ano; share alcançou 75%
Corinthians levanta a taça e Globo comemora a sua maior audiência televisiva do ano; share alcançou 75%
Bárbara Sacchitiello
5 de julho de 2012 - 11h48
A noite de 4 de julho de 2012 quebrou recordes. Nunca o Corinthians havia erguido a taça da Copa Santander Libertadores da América, o mais importante torneio do continente. E, até então (considerando este ano de 2012) a TV Globo nunca havia registrado uma média de audiência tão alta com uma de suas transmissões.
A partida final da Libertadores provou, mais uma vez, a paixão do torcedor brasileiro pelo futebol. Enquanto quase 40 mil pessoas lotavam o estádio do Pacaembu, em São Paulo, outros milhões, em diversos outros locais, ficaram à frente da TV para acompanhar a partida e fazer do jogo a maior audiência televisiva do ano de 2012.
A vitória da equipe corinthiana pelo placar de 2X0 sobre o argentino Boca Juniors rendeu à Globo uma média de 48 pontos, segundos os dados prévios do Ibope. Durante boa parte da partida, porém, esse número foi maior, alçando picos de 52 pontos. Na medição do Ibope, cada ponto corresponde a 58 mil domicílios na Grande São Paulo. No mesmo horário, a Record conseguiu uma audiência de 6 pontos, enquanto o SBT marcou média de 4 pontos.
O share do jogo foi de 75%. Ou seja: a cada quatro tevês ligadas, três estavam na partida.
Sucesso da Libertadores
A Libertadores de 2012 deixará boas lembranças para a Globo. A fase classificatória do torneio rendeu bons índices de audiência para a emissora, que foram melhorando conforme a competição avançava para a reta final. A presença de brasileiros nas fases eliminatórias, como o Vasco, Santos e o próprio Corinthians, colaborou para um aumento do interesse pelo torneio, elevando a média geral do Ibope.
A emissora ainda não fechou o balanço de audiência da Libertadores 2012. No ano passado, quando o Santos ergueu o troféu de tricampeão do torneio, a Globo registrou um Ibope médio de 28,2 pontos (considerando, para esse cálculo, todas as partidas exibidas para a praça de São Paulo).
Leia também:
– Título vira vitrine para marca Corinthians
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King