Com UFC, Globo bate recorde na madrugada
Luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen fez a emissora conquistas 20 pontos de média no Ibope
Luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen fez a emissora conquistas 20 pontos de média no Ibope
Bárbara Sacchitiello
10 de julho de 2012 - 9h16
Era início da madrugada de domingo, dia 8 de julho – faixa de horário em que o público espectador, geralmente, nem pensa em ligar a televisão. Nessa ocasião, porém, um octógono e a promessa de um duelo histórico fizeram com que as pessoas voltassem mais cedo da balada ou, então, despertassem no meio da noite para acompanhar o UFC 148 – e, com isso, conceder a Globo um dos recordes de audiência no período.
A transmissão da luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen – que terminou com a vitória do brasileiro – rendeu uma média de 20 pontos no Ibope. Considerando que cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo, conclui-se que mais de 1,1 milhão de casas estavam com a TV ligada para acompanhar o nocaute de Anderson Silva, que assegurou o cinturão da categoria pesos médios.
Essa média é comum para os programas de alta audiência da emissora, transmitidos geralmente á tarde ou a noite. As provocações trocadas entre os adversários e as ameaças de Sonnen – que chegou a menosprezar o Brasil e o próprio Anderson Silva – podem ter aguçado a curiosidade do público que, mais uma vez, comprovou que o MMA é um dos produtos televisivos de maior prestígio no momento.
“Ao vivo”, meia hora depois
O feito da Globo é ainda mais importante se for considerado que a emissora transmitiu a luta, ocorrida em Las Vegas (Estados Unidos), com mais de meia hora de atraso. Isso aconteceu porque, pelas cláusulas do contrato, a Globo só tem direito de exibir, ao vivo, as competições do UFC realizadas no Brasil. As lutas ocorridas em outros países também são de direito da Globo. Pelo contrato, porém, só podem entrar no ar 30 minutos depois de seu início oficial. Com isso, a Globo antecipou o programa Altas Horas para, na sequência, transmitir a luta.
Nas redes sociais, o público reclamou e fez piada do atraso da Globo – sobretudo após o locutor Galvão Bueno ter dito, no retorno de um dos breaks, a frase “voltamos ao vivo”. Além da Globo, somente o canal Combate (da Globosat) exibiu o UFC 148 – e em tempo real.
Compartilhe
Veja também
Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro
Equipe entra em recesso e retoma a atualização do site no dia 6 de janeiro de 2025
O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?
Migalhas irá investir em tecnologia e inovação para ampliar alcance do Congresso em Foco e aprimorar experiência do consumidor