Internet tem o maior grau de confiança para o turismo
Pesquisa da Hi-Mídia, feita pelo M.Sense, aponta que 44% das pessoas confiam na web como fonte de informação sobre turismo ante 41% que confiam nos agentes de viagem
Internet tem o maior grau de confiança para o turismo
BuscarInternet tem o maior grau de confiança para o turismo
BuscarPesquisa da Hi-Mídia, feita pelo M.Sense, aponta que 44% das pessoas confiam na web como fonte de informação sobre turismo ante 41% que confiam nos agentes de viagem
Padrão do site
19 de julho de 2012 - 8h33
A internet já gera mais confiança nas pessoas quando se trata de turismo do que os agentes de viagem. Pesquisa da Hi-Mídia, feita pelo M.Sense, demonstra que 44% dos entrevistados confia na web para se informar e fazer transações relacionadas a turismo enquanto 41% dizem confiar nos agentes de viagem. Ainda, mais da metade das transações são feitas por meio da rede (58% fazem reservas de hotéis online e 56% compram passagens pela internet).
O Google lidera na busca de informações e comparação de preços, com 59% das citações, seguido por sites específicos como o Decolar.com (48%), sites as agências de viagens (34%), Viajanet (27%), sites de descontos e compras coletivas (26%) e Hoteis.com (23%). Blogs e sites especializados em turismo e também os sites das agências de viagem são referências importantes na busca por informações durante a organização de uma viagem. Dos entrevistados, 44% confiam nesses sites, atrás apenas das revistas especializadas. Mas, em primeiro lugar, a opinião mais confiável para a decisão é a de amigos (o tradicional boca a boca).
Segundo o sócio da M.Sense, Bruno Maletta, a confiança dos usuários e o alto grau de audiência dos sites especializados podem ser considerados como um grande incentivo à produção de conteúdo online no segmento de turismo e à publicidade nessa vertical. Os tipos de conteúdo mais buscados nas ferramentas online e sites são dicas de passeios e destinos, com 68%, dados sobre atrações turísticas, com 67%, e previsão do tempo, com 63%.
As redes sociais e os telefones celulares estão diretamente atrelados ao segmento de turismo online. A postagem de fotos, de vídeos e o compartilhamento desses itens e de opiniões já são atividades comuns entre os usuários. Dos pesquisados, 64% postam fotos e vídeos nas redes sociais e outros 41% produzem conteúdo colaborativo com reviews (opiniões) de hotéis, passeios e atrações. O uso de smartphones e tablets é expressivo: 53% dos usuários pesquisam sobre viagens por dispositivos móveis e 41% já fizeram compra de pacotes de viagem ou reservaram passeios, restaurantes e passagens. Os aparelhos também são usados na busca de mapas e localização de estabelecimentos durante a viagem.
Compartilhe
Veja também
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil