Zero Hora implanta paywall em agosto
Jornal gaúcho começa a cobrar por conteúdo online; data, preço e limite de páginas gratuitas ainda não estão definidos
Jornal gaúcho começa a cobrar por conteúdo online; data, preço e limite de páginas gratuitas ainda não estão definidos
Meio & Mensagem
2 de agosto de 2012 - 12h52
O jornal Zero Hora deve implatar seu sistema de cobrança por conteúdo digital ainda neste mês de agosto e, com isso, seguir o modelo que já vem sendo adotado por outros diários desde que o The New York Times anunciou seu modelo, há mais de um ano. Ainda em estudos, a cobrança já foi comunicada aos assinantes do jornal, mas o grupo ainda não estipulou uma data precisa para o início, bem como o valor cobrado e o limite de matérias que poderão ser lidas gratuitamente. O processo está sob comando de Marcelo Rech, diretor geral de jornais RS do Grupo RBS.
No Brasil, a Folha de S.Paulo anunciou seu modelo de cobrança – bastante similar ao do New York Times – em junho. Outros jornais, como o Estadão, o Lance e o Globo também pretendem monetizar os acessos de usuários com sistema de cobrança de conteúdo.
Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), a Zero Hora atingiu em sua versão digital, em junho, uma audiência de 47,04 milhões de page views, com 3,4 unique browsers. O número de impressões foi 5,57% menor que o registrado em maio.
Mudanças
Em junho, o comando da RBS passou a Eduardo Melzer Sirotsky, que ocupa a presidência executiva, em substituição a Nelson Sirotsky, no cargo desde 1991. Além dos tradicionais negócios em mídia, concentrados nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a RBS investiu, nos últimos dois anos, em novas frentes de atuação, principalmente em digital – com a criação de uma holding que mantém quase uma dezena de projetos na área de conteúdo e e-commerce – e em educação executiva, com a aquisição da HSM Educação.
O novo presidente do grupo anunciou, em entrevista ao Meio & Mensagem, que a companhia pretende dividir sua operação digital dos negócios de mídia tradicional. A empresa, cujo nome ainda não foi divulgado, terá sua sede em São Paulo e sob o comando de Fabio Bruggioni, CEO da holding hoje existente.
Leia mais:
RBS anuncia spin-off da área digital
Eduardo Sirotsky assume comando da RBS
Compartilhe
Veja também
Esther Perel virá ao País pela primeira vez
Habitué da programação do SXSW, psicóloga participará da quarta edição do Flash Humanidades, evento promovido pela Flash em 22 de maio
Torcidas impulsionam MRV e Stone no BBB 25
Marcas foram as mais citadas pelo público nas redes sociais na 12ª semana do reality, segundo relatório da Stilingue by Blip