Meio & Mensagem realiza curso em Stanford
Com foco em inovação, programa exclusivo e customizado conta com a participação de executivos de marketing de algumas das principais empresas do País
Com foco em inovação, programa exclusivo e customizado conta com a participação de executivos de marketing de algumas das principais empresas do País
Jonas Furtado
6 de agosto de 2012 - 4h26
Nesta semana, um grupo seleto de executivos de marketing das principais empresas do País se reunirá todos os dias na Universidade Stanford, na Califórnia (EUA). O motivo é nobre: a participação no programa Knowledge Tour, que oferecerá um curso customizado e exclusivo com foco em inovação nos negócios, combinando o conteúdo dos programas Customer Focused Innovation e Design Thinking Boot Camp – dois dos mais requisitados da conceituada instituição de ensino de Palo Alto, no Vale do Silício, região de origem de empresas como o Facebook, o Google e a Apple.
Desenvolvido em parceria pelo Grupo Meio & Mensagem e a Escola de Negócios da Universidade Stanford, reconhecida como uma das mais importantes do mundo em sua área, o curso começou no domingo 5 e segue até a quinta-feira 9. Ministrado por professores especializados em educação executiva, conta com visitas guiadas a empresas reconhecidas pela alta capacidade em inovação.
A maior parte dos custos será subsidiada pelos patrocinadores: TV Globo (máster), AgênciaClick Isobar, ESPN, Google, Leo Burnett Tailor Made, Loducca, Rede Bandeirantes e Turner.
“Contribuir com a formação profissional e o desenvolvimento do mercado é parte importante da nossa missão como empresa. Fazemos isso com o nosso conteúdo editorial, os nossos eventos e agora estendemos isso para outro patamar, ao fecharmos este acordo com a principal universidade do mundo em termos de inovação”, afirma José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem.
O conteúdo do programa foi amplamente discutido pelos executivos do Grupo Meio & Mensagem com os diretores da Escola de Negócios da Universidade Stanford. O intuito era oferecer um curso tailor made e o mais adequado possível para a qualificação dos profissionais de marketing que assistirão às aulas.
“Não queríamos algo que escolhêssemos em uma prateleira, que universidade já oferecesse regularmente. Desde o início a ideia era entregar algo exclusivo”, diz Maria Laura Nicotero, diretora executiva de Eventos do Grupo Meio & Mensagem. “Para discutir estratégias de inovação é preciso desprendimento e um olhar para a equipe que permita vir do seu time as novidades. É preciso deixar isso vir à tona. Não pode ser apenas de cima para baixo. Em Stanford veremos como provocar isso no dia a dia, repensando aspectos fundamentais do negócio diversas vezes ao ano.”
O CURSO
Segundo William Barnett, diretor do centro de negócios globais da Escola de Negócios de Stanford e responsável pelo curso do Knowlegde Tour, a Universidade Stanford desenvolve programas customizados de ensino apenas após uma criteriosa análise quanto à relevância do projeto e do grupo de executivos participante. Especialista em competitividade entre empresas e no desenvolvimento global de grandes corporações, Barnett diz que a experiência é um requisito básico para se aproveitar as aulas e a convivência ao máximo.
Ao todo, a delegação do Knowledge Tour terá 37 pessoas, incluindo os representantes do Grupo Meio & Mensagem, dos patrocinadores e 27 executivos de marketing, como Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan, e Herlander Zola, gerente de marketing da Volkswagen.
De acordo com Barnett, o principal objetivo do programa é contribuir para que os executivos de marketing desenvolvam um novo olhar quanto à inovação e possam compreender e comandar as mudanças fundamentais desta área na economia global. Ao longo do curso, os alunos serão provocados a pensar a inovação sobre diferentes aspectos.
No primeiro dia, o tema será a inovação como vantagem competitiva, perante a concorrência, a partir do desenvolvimento de produtos, serviços e estratégias, com a discussão de cases e exemplos de liderança para os profissionais aplicarem em suas empresas e nas próprias carreiras. No segundo dia, o tema principal das aulas será como desenvolver e trabalhar a inovação em equipe, para que a empresa desenvolva de forma eficiente esta cultura dentro de sua organização. Após o almoço, acontece a aguardada visita ao Google, que Barnett descreve como “um lugar emocionante” para quem se interessa por inovação.
Já no terceiro dia, os professores discorrerão sobre as possibilidades e as novas fronteiras da inovação dentro da economia globalizada dos dias de hoje, com atenção especial às oportunidades para novos serviços e produtos, a escolha de novos mercados, assim como o desenvolvimento de novos modelos de negócio e novas tecnologias, levando em conta também a inovação na cadeia de fornecedores. Na parte da tarde, será introduzido o tema liderança e inovação, que permeará as aulas do quarto e último dia de aula, quando acontecerá também a visita ao escritório da conceituada consultoria de design Ideo.
“A liderança, exercida de forma séria e consistente, pode mudar a forma de trabalho de toda uma empresa. A ideia central por trás da liderança, aliás, é moldar a cultura de uma corporação”, afirma Barnett.
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