Assinar

Jornais concentram debate em digital

Buscar
Publicidade
Mídia

Jornais concentram debate em digital

Reunidos em congresso da ANJ, representantes dos jornais discutem modelos de financiamento; NYT apresenta case


20 de agosto de 2012 - 11h19

Sob o tema “Jornalismo e inovação: construindo novos modelos de negócios”, os representantes da indústria de jornais impressos se reunem em São Paulo com um desafio: rentabilizar o volume de acesso digital como forma de financiar a operação e contornar o efeito da redução na veiculação publicitária na mídia impressa. De 15 atividades do Congresso – sejam palestras ou paineis de discussão – 12 estão diretamente vinculadas às novas tecnologias, modelos de cobrança, tributação e legislação digital. Apenas um painel discute, especificicamente, inovação em jornais impressos.

O personagem central, portanto, não poderia ser outro senão o The New York Times, que implementou um bem-sucedido sistema de paywall em 2011 e chegou a 500 mil assinantes pagos das suas plataformas digitais. Michael Greespon, gerente geral da divisão de News Service do The New York Times, apresentou o case de implementação do paywall mas fez ressalvas ao mercado brasileiro. “Vocês tem que decidir e saber se podem oferecer algo diferente daquilo que os leitores já têm”, afirmou. “Mas é melhor [adotar o sistema] antes do que tarde demais”, disse. Greenspon ressalta, por outro lado, que a adoção do modelo não foi uma iniciativa isolada e levou dois anos para ser internamente processada pelo jornal. “Antes de implementá-lo, tivemos que passar por nosso processo e nossa discordância interna”, relata. Junto do paywall, o jornal passou por um profundo corte de custos.

O The New York Times apresentou no congresso quais são suas estratégias que, além do paywall, são combinadas e estão no foco da empresa para os próximos anos: foco em engajamento nas redes sociais, internacionalização da base de leitores, uso mobile e de vídeo. A questão multimídia se tornou tão central no novo modelo de negócios que Mark Thompson, ex-diretor geral da BBC, foi anunciado na semana passada como novo presidente da companhia, em substituição a Janet Robinson, que saiu em dezembro de 2011. “Nós queremos transformar a nossa indústria”, diz Greenspon.

No Brasil

O modelo de paywall criado pelo The New York Times – que prevê três diferentes níveis de acesso ao conteúdo digital – já foi replicado no Brasil pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Zero Hora, de Porto Alegre. Lance e O Estado de S. Paulo já anunciaram intenção em adotar procedimento semelhante até o final do ano. “Pela primeira vez estamos experimentando a multiplicação dos pães”, afirma Silvio Genesini, ex-presidente do Estadão, na cerimônia da abertura do Congresso, ao lembrar que é melhor que a indústria jornalística se antecipe a algum sistema de cobrança do que sofra o mesmo que outros setores passaram com a mudança das relações de consumo na era digital. “Não será apenas o modelo de negócio, mas a arquitetura do conteúdo também”, prevê Genesini, que deixa o Grupo Estado no final deste mês, dando lugar a Francisco Mesquita Neto, que assume a presidência executiva.

O 9o Congresso Brasileiro de Jornais é realizado a cada dois anos pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e acontece nesta segunda-feira, 20, e na terça-feira, dia 21.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Esther Perel virá ao País pela primeira vez

    Esther Perel virá ao País pela primeira vez

    Habitué da programação do SXSW, psicóloga participará da quarta edição do Flash Humanidades, evento promovido pela Flash em 22 de maio

  • Torcidas impulsionam MRV e Stone no BBB 25

    Torcidas impulsionam MRV e Stone no BBB 25

    Marcas foram as mais citadas pelo público nas redes sociais na 12ª semana do reality, segundo relatório da Stilingue by Blip