A despedida do Jornal da Tarde
Última edição do jornal faz uma homenagem à cidade de São Paulo e relembra os principais momentos dos 46 anos de história da publicação
Última edição do jornal faz uma homenagem à cidade de São Paulo e relembra os principais momentos dos 46 anos de história da publicação
Bárbara Sacchitiello
31 de outubro de 2012 - 10h48
“Obrigado, São Paulo”. Com essa frase, o Jornal da Tarde se despede dos leitores na última edição dos seus 46 anos de história. Uma foto tirada do terraço do edifício Itália, um dos cartões-postais da cidade, ilustra a capa da edição desta quarta-feira, 31 de outubro. Conforme já havia anunciado em comunicado oficial distribuído no início desta semana, o Grupo Estado decidiu suspender as operações do JT por decisões estratégicas, passando a concentrar seus investimentos unicamente no Estadão.
A despedida do Jornal da Tarde ganhou quatro páginas desta edição, além do editorial, que ressalta que o “Jornal da Tarde sai de cena para entrar na história do jornalismo brasileiro”, fazendo também uma análise do papel da imprensa na construção de uma sociedade mais crítica e independente. O editorial termina com a mensagem “O JT faz parte desta obra ao abrir novos caminhos. Cabe-nos continuar a percorrê-los”.
Em duas páginas duplas, o jornal resgata algumas das capas mais importantes de sua história – um dos principais marcos do Jornal da Tarde, que foi concebido com uma concepção mais visual, valorizando sempre as imagens como principal meio de divulgação de notícias. A edição também lista todos os editores-chefes e diretores de redação que comandaram o JT (desde Mino Carta, que iniciou o jornal em 1966, até Décio Trujilo, que chefiou a redação desde 2011 até esta última edição). Os 23 prêmios Esso conquistados pelo jornal também estão listados na página.
A publicidade também foi destaque desta última edição. O JT reservou uma página para destacar imagens de campanhas publicitárias feitas pelo jornal em sua história, ressaltando que elas sempre foram marcadas com ironia fina e bom humor. Por fim, o jornal publicou uma foto da equipe de redação reunida para o fechamento da última edição.
Jornal do Carro e assinantes
A única coisa do Jornal da Tarde que não ficará somente na memória dos leitores é o Jornal do Carro, uma das publicações mais respeitadas e tradicionais do jornalismo automotivo. Em um box nesta edição, o Grupo Estado explica que o suplemento continuará circulando, encartado no Estadão, nas edições de quarta-feira e domingo.
Para os assinantes, o Grupo avisa que, por conta da descontinuidade da publicação, todos aqueles que possuírem créditos referentes às assinaturas poderão resgatar o dinheiro diretamente com a Central de Atendimento. O Grupo também oferece a possibilidade de manutenção da assinatura, substituindo o JT pelo Estadão.
Compartilhe
Veja também
Trump adia prazo para venda do TikTok pela segunda vez
Presidente dos EUA ampliou em mais 75 dias a venda do app da ByteDance nos Estados Unidos; prazo estipulado durante o governo Biden, em 2024, já havia sido adiado em janeiro e terminaria neste sábado, 5
Como será a programação especial de 60 anos da TV Globo
Empresa de mídia dedicará 60 horas da programação para celebrar a data com o resgate de quadros e programas que marcaram trajetória do canal