oscar 2013: cotas mais valorizadas
Rede de TV americana ABC aumentou o preço e, mesmo assim, já teria comercializado todo o plano comercial da cerimônia, que acontece em 24 de fevereiro
Rede de TV americana ABC aumentou o preço e, mesmo assim, já teria comercializado todo o plano comercial da cerimônia, que acontece em 24 de fevereiro
Meio & Mensagem
11 de janeiro de 2013 - 3h34
Após a revelação dos indicados ao Oscar, o interesse do público pelo evento, logicamente aumentou. E isso já pode ser percebido também do ponto de vista comercial. Os anunciantes estão investindo mais para aparecer na cerimônia de 2013. Em comparação com os anos anteriores, a 85ª edição da maior premiação do cinema mundial está carregada de maiores expectativas em termos de publicidade.
A rede de televisão ABC, detentora dos direitos de transmissão há anos, aumento o valor da cota de patrocínio para as marcas que desejarem expor seus produtos e serviços em um espaço de 30 segundos nos intervalos da transmissão do Oscar, que acontece no dia 24 de fevereiro. No ano passado, o preço da cota era algo em torno de US$ 1,65 milhão. Agora, em 2013, profissionais de mídia dos Estados Unidos disseram que os valores podem chegar a US$ 1,8 bilhão. E a procura por esses espaços estaria tão intensa que praticamente todas as cotas que a ABC lançou no mercado já teriam sido negociadas. A rede de televisão já estuda até mesmo lançar cotas adicionais para os anunciantes de última hora – cujo preço poderia chegar a US$ 2 milhões.
A vice-presidente de vendas do prime-time da ABC, Debbie Richman, revelou que o pacote comercial do Oscar não era vendido com tanta antecedência em mais de uma década e que, ainda no Natal, as vendas já estavam praticamente concretizadas.
O aumento do preço sugere que o mercado está valorizando mais a transmissão do evento. Em 2008, o preço para anunciar na premiação da Academia de Cinema era parecido com o atual, mas, desde 2009, as cifras começaram a diminuir em função da crise econômica no País. Em 2010, no entanto, a curva voltou a ser ascendente e os preços das cotas começaram a aumentar outra vez.
Apesar do novo posicionamento no consumo das mídia, os eventos ao vivo ainda são a grande referência de audiência de massa para a TV dos Estados Unidos. Transmissões como a do Oscar, do Grammy e do SuperBowl ainda são capazes de levar milhões de pessoas para a frente da TV e, com isso, garantir o título de um dos mais efetivos investimentos publicitários do mercado.
As transmissões do Oscar, no entanto, têm enfrentando alguns desafios, em termos de audiência, nos últimos anos. O fator determinante para atrair o público para a transmissão continua sendo, na maior parte dos casos, a popularidade das produções cotadas para a estatueta de Melhor Filme. Em 1997, por exemplo, aproximadamente 55 milhões de pessoas acompanharam a vitória de Titanic na maioria das categorias da premiação. Em 2003, quando a Academia premiou Chicago, esse número já havia caído para 33 milhões de espectadores. Posteriormente, a audiência começou a aumentar, até sofrer uma forte queda, em 2008, quando “apenas” 32 milhões de pessoas acompanharam a vitória de Onde os Fracos Não Têm Vez.
Nessa quinta-feira, 10, a Academia anunciou os indicados a todas as categorias da premiação em 2013. O grande favorito é o filme Lincoln, do diretor Steven Spielberg, que concorre a 12 estatuetas. As Aventuras de Pi, de Ang Lee, também foi bem cotado, sendo indicado em onze categorias.
Com informações do Advertising Age.
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