Globo domina Twitter em janeiro
Estudo TTV mostra que, do total das atrações comentadas no microblog, 40% eram programas da emissora
Estudo TTV mostra que, do total das atrações comentadas no microblog, 40% eram programas da emissora
Bárbara Sacchitiello
5 de fevereiro de 2013 - 10h55
Emissora líder em audiência na TV brasileira, a Globo também deixa as concorrentes para trás em termos de repercussão nas redes sociais. No primeiro mês de 2012, os programas da emissora responderam por 40% do total das atrações de TV (aberta e paga) comentadas no Twitter. A informação faz parte do estudo TTV, que mensura o impacto dos programas televisivos no microblog para o Meio & Mensagem.
A Tuilux, empresa responsável pelo estudo, fez um mapeamento das pesquisas semanais realizadas ao longo do mês de janeiro e constatou a supremacia da Globo. Os programas da emissora, sobretudo o Big Brother Brasil, lideram os comentários feitos no Twitter. Em segundo lugar, com 13% do total de programas mencionados, ficou o SBT. A emissora de Silvio santos geralmente aparece no ranking semanal com a novela Carrossel, um dos produtos de maior audiência da casa.
Em terceiro lugar houve um empate entre um canal de TV paga e um aberto. Querido pelo público infantil, o Disney Channel conseguiu movimentar bastante o microblog, gerando 6% do total de comentários. O mesmo índice foi conseguido pela Record, que semanalmente emplaca no ranking atrações como Programa da Tarde e o reality a Fazenda de Verão.
Confira o percentual dos dez maiores canais (em termos de repercussão no Twitter) ao longo do mês de janeiro:
Globo – 40%
SBT – 13%
Disney – 6&
Record – 6%
Bandeirantes – 5%
Multishow – 2%
Viva – 2%
Fox – 2%
Warner – 2%
RedeTV – 2%
Ranking semanal
Entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, não houve alteração nas atrações que lideraram os rankings das Tvs aberta e paga. O Big Brother Brasil 13 continua com o título de atração mais comentada no Twitter, seguido das novelas Malhação e Salve Jorge. O programa da apresentadora Eliana, no SBT, subiu para quarta posição devido a extensa cobertura da tragedia na boate Kiss, em Santa Maria (RS). Na TV paga, a séria The Walking Dead também manteve a liderança, seguida de South Park e iCarly.
TV Aberta:
1- Big Brother Brasil 13
2- Malhação
3- Salve Jorge
4- Eliana
5- Programa da Tarde
6- Encontro com Fátima Bernardes
7- Carrossel
8- Altas Horas
9- A Fazenda de Verão
10- TV Fama
Tv Paga:
1- The Walking Dead
2- South Park
3- iCarly
4- The Big Bang Theory
5- Grey’s Anatomy
6- Once Upon a Time
7- Prettty Little Liars
8- How I Meet Your Mother
9- TVZ
10- Big Time Rush
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King