TV Cultura em todas as telas
Emissora apresenta sua programação de 2013 prometendo investir na interatividade com aparelhos móveis
Emissora apresenta sua programação de 2013 prometendo investir na interatividade com aparelhos móveis
Bárbara Sacchitiello
25 de abril de 2013 - 3h29
Em 2013, a TV Cultura promete investir em uma programação interativa, ao vivo e exclusiva. Para isso, a emissora da Fundação Padre Anchieta pretende explorar as funcionalidades da segunda tela e oferecer um adicional do conteúdo de algumas de suas atrações na internet, em tablets e smartphones.
“Não fazemos mais conteúdo para a TV, mas sim para todas as telas”, resumiu Eduardo Brandini, vice-presidente de conteúdo da Fundação Padre Anchieta, no evento de apresentação da programação deste ano, promovido na manhã desta segunda-feira, 25, na sede da emissora.
De acordo com ele, a TV Cultura vem fazendo pesquisas e desenvolvendo tecnologia para se adequar ao gosto da nova geração de espectadores. O resultado disso poderá ser conferido, primeiramente, no Jornal da Cultura e no game show Quem Sabe, Sabe, que retorna à grade de programação. Enquanto as duas atrações estiverem no ar, um canal no site oficial da emissora, o Cmais, oferecerá informações adicionais e interatividade com o público. No caso do game show, por exemplo, será possível responder às mesmas questões propostas aos participantes do programa por meio de um aplicativo. Já no telejornal, o canal interativo oferecerá textos, gráficos, vídeos e outros recursos para auxiliar a compreensão das notícias e munir o espectador de mais informação. “Estamos certos de que o mobile será uma das grandes ferramentas de inclusão digital do nosso País”, acredita Brandini.
Novidades na grade
Além da ampliação da interatividade em sua programação, a Cultura também anunciou algumas novidades que começam a estrear na grade a partir do próximo mês. A área de jornalismo ganha o reforço do Guia do Dia, um informativo matinal sobre as condições de trânsito, clima e um resumo das principais notícias do dia. A âncora do jornal da Cultura, Maria Cristina Poli, irá comandar uma atração semanal de entrevistas – o programa Poli, que irá ao ar aos domingos.
A TV Cultura também reforçou seu estoque de séries, adquirindo quatro temporadas de Mad Men e a sétima temporada de Doctor Who. A Mostra Internacional de Cinema continua com espaço na grade, com a exibição de longas e curtas produzidos em diversos países.
Para as crianças – um dos públicos mais importantes para a emissora – as novidades ficam por conta das novas séries infantis, como as animações brasileiras Peixonáuticos, Nilba e os Destronautas, Cocoricó Conta Clássicos, entre outras. Também complementam a grade a temporada completa da série juvenil Pedro & Bianca e o programa esportivo Cartãozinho Verde.
Objetivos e audiência
A emissora também aproveitou para comemorar os resultados obtidos em 2012. De acordo com o presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, a TV Cultura cresceu 11% no ano passado, consolidando-se no quinto lugar de audiência entre as emissoras abertas, na Grande São Paulo.
“Para 2013, nossa meta será atingir uma média de 1,2 de audiência e, em 2014, pretendemos ter 1,5 de média no Ibope”, projeta Sayad. “A missão da nossa TV não é ensinar que música clássica é melhor que música brega, mas sim de respeitar e mostrar que existe diversidade de gêneros e oferecer ao público opções diferentes daquelas que as demais emissoras oferecem”, explica o presidente.
Compartilhe
Veja também
YouTube transmitirá, ao vivo, Numanice, de Ludmilla
Exibição do show que acontecerá no dia 8 de dezembro será no canal da cantora Ludmilla a partir das 17 horas
Google no Canadá: mais um país acusa a big tech de monopólio
Autoridades canadenses alegam que Google tenha abusado de suas ferramentas de anúncios para ter dominância no mercado e pedem a separação de serviços de adtech