Grupo espanhol FCC coloca Cemusa à venda
Multinacional de mobiliário urbano tem operações em 13 países e cinco capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro
Multinacional de mobiliário urbano tem operações em 13 países e cinco capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro
Igor Ribeiro
21 de maio de 2013 - 3h45
A multinacional espanhola de construção civil FCC (Fomento Construcciones y Contratas) colocou à venda sua empresa Cemusa, que opera mobiliário urbano em 13 países, como Brasil, Portugal, Itália e EUA. A estratégia da empresa é cortar 34% de seus ativos em até dois anos para reduzir sua dívida.
Em entrevista ao portal português de finanças Dinheiro Vivo, Antoine Blanchys Ferreira, diretor regional da Cemusa, confirmou a negociação e disse que a operação não deve afetar o trabalho da empresa de mobiliário, que mantém seus investimentos e expansão. O banco BNP Paribas se responsibilizará pelo processo de negociação da Cemusa. A FCC deverá focar em construção e saneamento básico, passando adiante seus ativos nos setores de energia, logística, imóveis e propaganda – já divulgou seu interesse em vender também a imobiliária Realia e a empresa de concessão de infraestrutura Globalvía.
A Cemusa cobre, no Brasil, as maiores partes do mobiliário de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro e Salvador. Em outras regiões do planeta, alguns de seus maiores contratos são a mídia digital dos aeroportos de Barcelona e Madrid e o mobiliário urbano de Nova York. Em seu balanço de 2012, anunciou faturamento anual de € 123 milhões (R$ 321,6 milhões), com 21,5% das receitas oriundas da divisão de mobiliário (o mesmo braço também trabalha com projetos ambientais e urbanísticos), 64,1% resultantes das operações internacionais. Em muitos desses mercados, seus principais concorrentes são o grupo americano Clear Channel e o francês JCDecaux, que também são potenciais compradores.
Compartilhe
Veja também
Novo canal, Times | CNBC quer falar do “dono da pizzaria ao da fintech”
CEO do conselho de administração e líder do projeto, Douglas Tavolaro acredita que nova emissora, que estreia domingo, 17, pode ajudar a popularizar os assuntos de negócios
Supercopa Desimpedidos remodela formato para se aproximar do público
Com versão 100% ao vivo, NWB escolheu Mercado Livre Arena Pacaembu para receber torcida e equipes de transmissão