MySpace investe US$ 20 mi em relançamento
Além de layout repaginado, campanha multimídia visa divulgar novo serviço de rádio online
Além de layout repaginado, campanha multimídia visa divulgar novo serviço de rádio online
Meio & Mensagem
12 de junho de 2013 - 5h36
O MySpace fez dois grandes anúncios nesta quarta-feira 12. Está lançando, apenas um dia após a Apple divulgar o iTunes Radio, seu próprio serviço de streaming de áudio. Para comunicar o produto e outras novidades, vai veicular uma campanha multimídia no valor de US$ 20 milhões.
A rádio digital do MySpace não só permite escutar listas de reprodução, canais de músicos e estilos preferidos, como também torna possível ao usuário criar sua rádio e a disponibilizá-la na rede gratuitamente. “Nós estamos dando a todo mundo sua própria estação de rádio”, disse o CEO Tim Vanderhook à revista FastCompany. “Trabalhamos com crowdsourcing para criar novos canais. A Apple foi pelo caminho do algoritmo. Isso já havia sido feito antes.”
A campanha de relançamento do serviço será veiculada em TV aberta e paga, rádio e internet. O é informar a pegada artística da rede, onde celebridades como Pharrell, Kanye West, Green Day e Sky Ferrara já possuem perfil.
Agora, o MySpace vai além da publicação de músicas, o grande trunfo da plataforma anterior. A nova estrutura também auxilia no compartilhamento de imagens e vídeos, o que visa estimular o engajamento criativo. A orientação dos perfis passou a ser horizontal, aproximando-se da aparência de um mural. O design é mais visual: os conteúdos são destacados em janelas que remetem ao layout do Pinterest.
Esses são os maiores investimentos da rede desde que a gigante americana de network Specific Media e o astro pop Justin Timberlake a compraram da NewsCorp em 2011.
Além de veterano – foi criado em 2003 –, o MySpace já foi uma das redes sociais mais populares do mundo. Entre 2005 e 2008 tinha uma média de 100 milhões de visitantes únicos mensais e era o mais acessado do gênero, até ser superado pelo Facebook.
A rede passou a perder visitantes continuamente e tornou-se um encalhe para a NewsCorp, que em 2005 a havia comprado de seus fundadores originais por US$ 580 milhões. O valor de venda para a Specific Media nunca foi revelado, mas estima-se que o grupo tenha pago cerca de US$ 35 milhões pela rede.
Após meses de investimento e desenvolvimento, o MySpace anunciou um primeiro redesenho no ano passado. Em janeiro, liberou o cadastro para qualquer interessado – antes só convidados podiam entrar. Com a nova fase, Timberlake e a Specific Media esperam voltar a atrair os dólares digitais que rumaram nos últimos anos para redes como Facebook, Google, Twitter e LinkedIn.
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