O último embarque no Carrossel
SBT exibe o capítulo final da trama que lhe devolveu o segundo lugar de audiência, gerou mais de 300 produtos licenciados e consolidou a faixa de novelas infanto-juvenis na TV aberta
SBT exibe o capítulo final da trama que lhe devolveu o segundo lugar de audiência, gerou mais de 300 produtos licenciados e consolidou a faixa de novelas infanto-juvenis na TV aberta
Bárbara Sacchitiello
26 de julho de 2013 - 10h57
Na noite desta sexta-feira, 26, irá ao ar o último episódio de algo que mudou a história recente do SBT. Nos 14 meses em que ficou no ar, a novela Carrossel conseguiu não somente criar uma nova geração de ídolos mirins, como também recolocou a emissora de Silvio Santos em um patamar de destaque na TV, mostrando à concorrência que havia espaço para conteúdo infantil na TV aberta.
O 310º (e último) capítulo da novela infanto-juvenil foi gravado no mês de março, no circo Tihany, em São Paulo. A reportagem da TV Meio & Mensagem acompanhou as cenas e o elenco, que já vivenciava o clima de despedida de uma jornada de sucesso. Relembre:
Não foi somente nessa ocasião, porém, que o elenco infantil de Carrossel subiu ao palco. A boa aceitação da novela foi tamanha que o SBT, com o apoio da XYZ, transformou a trama em um show. Algumas apresentações já foram feitas em São Paulo e, agora, com o final da trama, uma nova turnê começará em diversas cidades do País.
A paixão das crianças e dos adultos pela novela de Íris Abravanel conseguiu, também, dobrar o tamanho da área de licenciamentos do SBT. Desde quando a novela entrou no ar, em maio do ano passado, a emissora não parou de fechar contratos com marcas de roupas, acessórios, materiais escolares, telefones celular, artigos eletrônicos, álbuns de figurinhas, brinquedos, chocolates e outros artigos, que queriam vincular seus nomes ao universo da Professora Helena e dos alunos da Escola Mundial.
No início deste ano, em entrevista ao Meio & Mensagem, a diretora da área de licenciamentos do SBT, Fernanda Brozinga, revelou que apenas no segundo semestre de 2012, Carrossel havia conseguido um faturamento maior do que o obtido por todo o departamento no ano anterior. Pelos números finais passados pela emissora, foram gerados mais de 300 produtos licenciados. A área musical da trama também engordou as cifras: foram mais de 500 mil cópias vendidas dos DVDs e CDs das músicas da novela.
Segundo lugar e desenho animado
Em todos os encontros com o mercado publicitário realizados desde o ano passado, o SBT não hesitou em mencionar a novela infantil como a grande responsável pelos resultados históricos de 2012. “Carrossel conseguiu não apenas aumentar a audiência do horário nobre, mas também ampliou o interesse do público pela programação do SBT. Ao acompanhar a novela, as pessoas puderem conhecer nossas atrações, o que elevou consideravelmente nossas médias no Ibope”, disse o diretor comercial Glen Valente nas diversas vezes em conversou com a reportagem de Meio & Mensagem sobre o desempenho da novela.
Com isso, na média geral do ano passado, a emissora de Silvio Santos retomou a segunda posição no Ibope, que há muitos anos tinha passado para as mãos da Record.
Na tentativa de manter essa boa maré em sua grade, o SBT já vem, há meses, desenvolvendo um planejamento para a sucessão de Carrossel. Bem antes do fim da novela, a emissora já colocou no ar mais um remake de uma trama de sucesso. Também assinada por Íris Abravanel, Chiquititas entrou no ar no último dia 15 e já vem conseguindo manter e até superar os índices de audiência da turma da Professora Helena.
Para quem sentir saudade da Escola Mundial, no entanto, o SBT promete não deixar Carrossel longe da grade por muito tempo. Ainda este ano deve estrear na grade a versão animada da novela, dublada pelos atores da trama original.
O começo de tudo
Bem antes de Carrossel se tornar esse sucesso, a reportagem de Meio & Mensagem foi convidada a companhar as primeiras gravações da novela. Assista:
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo