Assinar

Agência vê continente crescer 9,6% em 2013

Buscar

Agência vê continente crescer 9,6% em 2013

Buscar
Publicidade
Mídia

Agência vê continente crescer 9,6% em 2013

ZenithOptimedia aponta América Latina como mercado de propaganda mais acelerado em 2013 e protagonismo global dos meios digitais


2 de outubro de 2013 - 8h20

Segundo estimativas da ZenithOptimedia, os investimentos globais em propaganda devem crescer 3,5% em 2013. É a primeira vez que a agência não diminui sua previsão desde junho de 2012.

No estudo, publicado nesta semana, a agência ainda apontou crescimento de 5,1% em 2014 e de 5,9% em 2015. A expectativa é que a economia europeia, que hoje freia o restante do mundo, se recupere até então. O mercado de propaganda da zona do Euro chegou a encolher 5,2% em 2012, mas saiu de uma recessão de 18 meses no segundo trimestre. Em 2013,a agência prevê uma queda menor, de 4,3%, seguida de crescimento de 0,7% em 2014 e 1,9% em 2015.

A agência prevê bons números para os países emergentes em 2013, cerca de 7,6% de crescimento – uma revisão otimista do próprio cálculo anterior, de 7% em junho. Para a América Latina, espera um desempenho ainda melhor, de 9,6% neste ano, seguido por 9,7% em 2014 e 11,8% em 2015. Os números são muito superiores aos previstos pelo eMarketer, divulgados recentementes, e indicam a taxa mais acelerada globalmente.

As empresas concordam, porém, ao destacar o papel da publicidade móvel no mercado. Segundo a ZenithOptimedia, a categoria deverá responder por 37% de todo o crescimento das despesas globais em publicidade neste ano, e 31% em 2014. O formato ainda tem fatia pequena, devendo fechar o ano com US$ 14,3 bilhões, 2,8% do total das despesas de anúncio, mas cresce aceleradamente. Deverá se expandir 77% em 2013, seguido por 56% em 2014 e 48 % em 2015, quando deverá totalizar US$ 33,1 bilhões e representar um share de 6%.

A publicidade digital como um todo continua a crescer mais rapidamente do que qualquer meio de comunicação tradicional, embora permaneça com preços mais baixos. Em 2013, o total de investimentos online deverá representar uma fatia de 20,4% de todas as despesas em propaganda de 2013, contra 18,3% em 2012. A ZenithOptimedia prevê que esse share chegará a 24,6% em 2015. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil

    Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil

    The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro

  • CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas

    CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas

    Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix