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GfK e TVs assinam carta de intenções

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GfK e TVs assinam carta de intenções

Documento prevê as bases de contrato que deverá valer por cinco anos e custar US$ 100 milhões


18 de novembro de 2013 - 10h22

Foi formalizada uma carta de intenções entre quatro emissoras de TV aberta do Brasil e o instituto alemão GfK, que começará a atuar na mensuração de audiência no País. Na semana passada, executivos da Record, Bandeirantes, SBT e RedeTV se reuniram diversas vezes para ajustar os termos e assinar o compromisso que dará aval ao início das pesquisas de audiência, tornando a GfK concorrente direta do Ibope.

O instituto desejava apresentar sua tecnologia ao mercado brasileiro desde o ano passado e já vinha negociando com emissoras pelo menos desde o início deste. Em agosto, foi formalizada uma parceria com as quatro TVs citadas, visando a redação de um contrato. A GfK comunicou que a idéia seria um painel com 6 mil domicílios em 15 praças: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Campinas, Goiânia, Grande Vitória, Belém, Manaus e Florianópolis. As maiores delas serão Grande São Paulo (com 1,2 mil residências) e Grande Rio de Janeiro (com 920 domicílios). São 1,5 mil aparelhos a mais do que o atual líder de mercado, e o instituto alemão teria acordado preço até 40% mais barato. “O contrato inicial deverá ser de cinco anos, com um valor de mais de US$ 100 milhões”, disse a GfK em comunicado, na manhã desta segunda-feira, 18.

"A parceria que estamos anunciando no Brasil é um passo muito estratégico para a GfK, pois permitirá a nossa entrada na América do Sul no mercado de Medição de Audiência em TV”, afirmou Gerhard Hausruckinger, integrante do conselho de gestão da GfK. “O Brasil oferece um enorme potencial e estamos muito satisfeitos por ter assinado uma Carta de Intenções com quatro importantes emissoras”, completou.

Em outubro, passou a circular no mercado a informação de que as medições se iniciariam em janeiro de 2014. A estimativa, agora, é de que no segundo semestre de 2014 a GfK comece a medir a audiência em São Paulo e no Rio de Janeiro. O plano é que em 2015 o instituto já esteja atuando nas 15 praças mencionadas.

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