Novo Terra tera uma home para cada usuário
Portal prepara grande reformulação, reorganizando o conteúdo de acordo com perfil social e navegação de cada pessoa
Portal prepara grande reformulação, reorganizando o conteúdo de acordo com perfil social e navegação de cada pessoa
Bárbara Sacchitiello
28 de janeiro de 2014 - 2h45
A partir do dia 31 de março, cada pessoa que acessar o portal Terra visualizará uma página diferente. A companhia está finalizando a maior reformulação de seus 15 anos de história, que contemplará os 18 países em que atua, começando pelos mercados do Brasil, México e dos Estados Unidos (nas áreas hispânicas).
Chamado internamente de “novo Terra”, o portal irá reconfigurar totalmente a disposição das notícias, seu layout e o conteúdo publicitário. O projeto, que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e demandou um investimento de US$ 10 milhões, irá se basear no conceito da segmentação. Cada usuário irá visualizar uma home page e conteúdos diferentes, estruturados de acordo com o perfil de navegação e comportamento social.
“Não poderíamos ser o mesmo veículo de comunicação dos anos 90. Precisamos acompanhar o comportamento dos usuários na internet fazendo uso dos conceitos atrelados ao perfil do Terra, que são a essência jovem, o fato de ser um player nativo do universo digital e o histórico de grandes mudanças e inovações”, explicou Roni Cunha Bueno, CCO global da empresa.
Visualmente, o novo Terra irá mesclar as notícias e assuntos mais importantes do dia, dispostas em forma de cards – selecionadas pelos próprios editores – aos temas preferidos dos leitores. Para conhecer o estilo de cada um, o Terra oferecerá um cadastro, que os leitores poderão preencher com seu próprio perfil do Facebook, Google+ ou criando uma conta no portal.
Com essas informações, os algoritmos do portal irão filtrar os assuntos preferidos de cada usuário, disponibilizando a eles, também, uma barra lateral com os assuntos e notícias mais lidas e comentadas pela sua rede de amigos. Quem não fizer cadastro também terá um conteúdo personalizado, direcionado de acordo com seu histórico de navegação.
Segundo o CEO do portal, Paulo Castro, a estrutura tecnológica do “novo Terra” tem capacidade para a impressão de 100 milhões de homes diferentes por dia. “Nossa ideia é ampliar o volume de conteúdo entregue a cada dia, fazendo com que a experiência do leitor melhore cada vez que ele acessar o portal”, planeja o CEO. O portal passa a contar com scroll infinito na home e também em todas as páginas de notícias. Ao final de todos as reportagens e textos do portal, ao rolar a página, o leitor encontrará, novamente, sua home personalizada. As mudanças valem para a visualização do portal em qualquer tela: desktops, notebooks, smartphones e tablets.
Publicidade segmentada
No “novo Terra”, as barreiras que separam o conteúdo publicitário do editorial serão mais discretas e os anúncios também serão direcionados de forma segmentada. Pelo projeto, os formatos de anúncios continuam os mesmos, mas serão dispostos em meio aos cards de conteúdo editorial. “Avaliamos que os anúncios publicitários do site acabavam caindo em uma zona isolada, para a qual o leitor nem olhava mais após alguns acessos. Dessa maneira, além de uma visualização mais limpa, os anúncios também ganham mais destaque em meio ao conteúdo”, explica Rafael Davini, diretor-geral do Terra no Brasil.
A lógica da segmentação do conteúdo editorial também vale para a publicidade. O leitor visualizará primordialmente os anúncios de marcas que, de alguma maneira, tenham relação com seu leque de interesses. A meta do portal é, neste ano de 2014, ampliar em 20% seu faturamento publicitário.
O “novo Terra” já começou a ser apresentado em agências de publicidade. O lançamento oficial ao mercado publicitário irá ocorrer no dia 26 de fevereiro durante o Órbita, um evento com palestras e detalhamento do projeto.
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