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Mídia

MaxiMídia Salvador debate desafios regionais

Mesas de compras, relação entre agências e clientes e o impacto digital foram temas levantados durante o evento do Grupo Meio & Mensagem


15 de maio de 2014 - 11h36

Com a presença das lideranças baianas da indústria da comunicação e do marketing, teve seu lançamento oficial nesta terça-feira 13, em Salvador, o Projeto MaxiMídia Regional, do Grupo Meio & Mensagem, realizado em co-parceria com a Rede Bahia.

Temas como mesa de compras, o desgaste da relação entre agências e anunciantes, taxas achatadas, a confiança como indicador de marketing, o consumo em tempos de transformação, o impacto do digital, entre outros, foram debatidos por empresários e executivos da região, bem como por nomes de destaque nacional do setor. A abertura do evento esteve por conta de Antônio Carlos Magalhães Junior, presidente da Rede Bahia (afiliada baiana da Rede Globo), e José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem.

O Projeto MaxiMídia Regional, um conjunto de eventos que passa a se realizar em algumas das grandes capitais brasileiras com o objetivo de mapear visões, reflexões e análises de alguns dos principais líderes nacionais do negócio, revelou, já em sua primeira edição, os retratos de uma indústria em transformação. “Estamos em guerra”. Com essa frase, Dalton Pastore, CEO da Corpora, encerrou o primeiro painel do encontro, “Agências: o desafio da Relevância”, do qual também participaram como debatedores Claudio Carvalho, sócio diretor da Morya; Vitor Barros, sócio vice-presidente da Propeg; e Renato Tourinho, presidente da ABAP/BA. Para todos, as agências vivem hoje, de fato, um momento crítico, em que a relação com os anunciantes passa por profunda revisão. Mas foram todos igualmente enfáticos em defender a relevância dos serviços que prestam.

O comportamento das empresas é mais importante que produtos e serviços. Essa foi uma das principais conclusões da apresentação feita por Rodolfo Araújo, líder da área de conhecimento, inovação e pesquisa da Edelman, no estudo “Trust Barometer: o Papel da Confiança e a Relevância das Instituições" – levantamento internacional realizado há 14 anos pela corporação em todo o mundo e que tem no índice de confiança de consumidores e cidadãos nas empresas e instituições seu principal objeto de análise.

A explosão do vídeo como conteúdo privilegiado no gosto do consumidor contemporâneo; o aprofundamento e expansão da revolução mobile; e a ampliação da simultaneidade de uso da TV e das redes sociais foram alguns dos aspectos destacados por Giovana Alcântara, diretora de filiais Brasil do Ibope Media, em sua apresentação “Midiamorfose – O Consumo de Mídia em Tempos de Transformação”. Para a especialista, mesmo que agências e anunciantes estejam hoje ainda em estado de choque diante de tantas e tão profundas transformações no ambiente da comunicação e da mídia, é chegado o momento de encará-las como realidade e usar cada vez mais os recursos de estudos e análises para a tomada de decisões.

Iniciando sua apresentação com a frase “Estou aqui para incendiar a sua imaginação”, Abel Reis, CEO e chairman da Isobar Brasil, apresentou à audiência do MaxiMídia Salvador, um amplo e impactante painel das influências da inovação e da tecnologia em sua palestra “O Digital e seus Impactos na Indústria da Comunicação”. Para ele, essas transformações já estão em curso adiantado e as agências perderam o papel de protagonistas que um dia tiveram para companhias de tecnologia como Google e Facebook e tantas outras das áreas de gestão automatizada de mídia. Reis apontou para a importância de percepção do mercado de que o paradigma da comunicação de massas cedeu espaço definitivo para o paradigma da comunicação em rede e que aquilo que chama de “softwarização” da indústria, movimento em que o software e não mais a gestão humana ganha peso, se aprofundará. Reafirmou, no entanto, sua crença de que o papel das agências de comunicação (e não mais apenas de propaganda) ganhará relevância se elas souberem se adaptar ao novo ambiente e transformarem profundamente seu modelo de negócios.
 

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