Facebook e Publicis anunciam acordo
Parceria envolve cocriação de produtos e análise do banco de dados da rede social; acordo teria movimentado cerca de US$ 500 milhões
Parceria envolve cocriação de produtos e análise do banco de dados da rede social; acordo teria movimentado cerca de US$ 500 milhões
Meio & Mensagem
19 de maio de 2014 - 3h20
O Facebook fechou uma parceria com o Publicis Groupe, o terceiro maior grupo de publicidade do mundo. O acordo foi oficializado pelas duas companhias nesta segunda-feira, 19. Embora não revelem o valor do acordo, executivos envolvidos na negociação teriam dito ao Advertising Age que o negócio alcança um montante de US$ 500 milhões. No ano passado, o Twitter fez um movimento semelhante e fechou contrato publicitário com a Starcom MediaVest Group, avaliado em bilhões de dólares.
“O grupo Publicis e o Facebook estão anunciando uma parceria de muitos anos, focada na cocriação de produtos nas áresa de dados, vídeos e imagens, incluindo os núcleos do Facebook e do Instagram”, disse Laura Desmond, CEDO da Starcom MediaVest Group, que auxiliou na condução das negociações para o acordo. O pacto é focado nos mercados da América do Norte, mas as empresas disseram que têm planos de expandi-lo globalmente.
O acordo – o maior já feito entre uma holding de publicidade e uma companhia de tecnologia – reuniria todas as agências de mídia da rede, como a Starcom MediaVest e a Zenith Optimedia, bem como as agências digitais do grupo, como Digitas, Razorfish e Rosetta. Essas agências e seus clientes – incluindo P&G, Verizon, Walmart e Coca-Cola – receberiam vantagens e benefícios nas negociações de mídia que incluem o Facebook. As companhias também não detalharam esse assunto.
O Facebook e a Starcom MediaVest disseram que o acordo, que demorou de cinco a seis meses para ser finalizado, compreende a integração dos dados do Facebook com a plataforma de mídia do Publicis Group, permitindo às agências da companhia conferirem a performance da rede social em associação com diferentes plataformas de mídia, uma força-tarefa de mensuração e integração das áreas de conteúdo.
Facebook e Publicis foram vagos a respeito dos componentes e das funcionalidades que passariam a ser exclusivos da rede de agências de publicidade, mas disseram que o grupo contaria com apoio dos engenheiros e da tecnologia da rede para a criação de conteúdo e anúncios especiais. “Quando se olha para toda a concepção da parceria, percebe-se que há aspectos que beneficiam o grupo Publicis, seja um primeiro olhar e uma vantagem competitiva de poder se mover mais rapidamente por esses elementos”, disse Carolyn Everson, VP global de soluções de marketing do Facebook. “É a primeira vez que temos todos os diferentes elementos que permitem aos clientes alcançar uma escala significativa de 100 milhões de pessoas por dia nos Estados Unidos e que seja realmente a audiência que a marca pretende atingir”, opina a executiva.
Laura Desmond acrescenta que muitas das primeiras conversas em torno do acordo aconteceram entre os líderes de desenvolvimento de produtos e de integração de dados. “De um ano para cá viemos observando as oportunidades certas nas áreas de vídeo e de cocriação”, disse.
O tamanho do acordo demonstra a força da holding francesa, que tenta mudar o cenário negativo pelo qual vem passando desde o anúncio da interrupção de sua fusão com o grupo Omnicom, feito no início de maio. Os dois gigantes da publicidade admitiram que o prolongamento das negociações acabou atrapalhando a conclusão do projeto, resultado em uma desistência que abalou, de certa forma, a imagem dos dois grupos. O acordo com o Facebook demonstraria aos clientes, parceiros e funcionários da Publicis que a companhia conseguiu superar o acontecido e seguir adiante. A negociação com a rede social também sinaliza um maior empenho e investimentos nas mídias digital e mobile.
Do Advestising Age.
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