Mídia movimentará US$ 2,3 trilhões em 2018
Estudo Global Entertainment & Media Outlook, da PwC, projeta que o Brasil terá um ritmo de crescimento maior do que a média mundial
Estudo Global Entertainment & Media Outlook, da PwC, projeta que o Brasil terá um ritmo de crescimento maior do que a média mundial
Bárbara Sacchitiello
4 de junho de 2014 - 3h12
Os próximos cinco anos serão positivos para as indústrias de mídia e entretenimento de todo o mundo – e melhores ainda para o Brasil. A edição de 2014 do Global Entertainment & Media Outlook, um estudo anual realizado pela PwC, projeta um cenário de crescimento em diversos segmentos de mídia nos próximos anos, com destaque para a internet e mídias digitais.
Realizada com base na coleta de informações de 54 países, a pesquisa é divida em 13 segmentos e considera os investimentos em publicidade feitos em diversas mídias, somando-os às receitas geradas com a adesão aos serviços de comunicação e entretenimento, como internet banda larga, TV por assinatura e outros. Neste ano, quatro nações foram incluídas nos estudos da consultoria devido ao crescimento da representatividade de seus mercados: Peru, Egito, Emirados Árabes e Arábia Saudita.
Os dados desse ano indicam que a indústria global de mídia e entretenimento encerrou 2013 movimentando um total de US$ 1,774 trilhões e que o segmento deverá ter um ritmo de crescimento anual de 5% em todo o planeta. Com essa projeção, a PwC indica que, em 2018, o total movimentado pela indústria da mídia e entretenimento no mundo alcançará a marca de US$ 2, 270 trilhões.
Brasil
O ritmo de crescimento do mercado brasileiro será ainda maior do que a média mundial, de acordo com a pesquisa Entertainment & Media Outlook. Os dados do estudo mostram que, em 2013, os 13 segmentos da pesquisa no Brasil somaram uma receita de US$ 42,186 bilhões e que, em 2018, a indústria de mídia e entretenimento do País deverá angariar um total de US$ 68,810 bilhões. A variação indica um ritmo de crescimento de 10% ao ano, praticamente o dobro da média global.
O Brasil deverá encerrar o ano de 2014 no nono lugar entre os maiores mercados de mídia e entretenimento no mundo. Em 2013, o país ficou na décima posição. Apesar do bom desempenho indicado pelo estudo, a PwC fez uma revisão das previsões de crescimento do Brasil em relação à pesquisa do ano passado. Na ocasião, estimava-se que a Copa do Mundo e Olimpíadas teriam maior no crescimento da indústria da mídia nacional. Como o mercado não acompanhou tal expectativa econômica, a PwC reduziu em US$ 5 bilhões a projeção do mercado brasileiro no estudo deste ano.
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