JCDecaux irá operar mídia do Galeão
Companhia vence licitação e garante o direito de explorar os espaços publicitários do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro pelos próximos 10 anos
Companhia vence licitação e garante o direito de explorar os espaços publicitários do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro pelos próximos 10 anos
Bárbara Sacchitiello
30 de janeiro de 2015 - 8h16
A JCDecaux Brasil venceu a licitação para operar, com exclusividade, a mídia aeroportuária do Galeão, no Rio de Janeiro. A partir de 1º de março, todos os pontos internos e externos de mídia instalados na área do aeroporto serão comercializados pela companhia, cujo consórcio vencedor foi formado junto com a Odebrecht e a empresa de mídia exterior Changi, que opera em aeroportos de diversos países.
O acordo, que tem duração de 10 anos, inaugura a operação da JCDecaux na área de transportes no País. A empresa já é a responsável pela gestão dos relógios de rua do mobiliário urbano da cidade de São Paulo, em licitação vencida no final de 2013. Agora, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, a companhia poderá colocar em prática a expertise adquirida na administração da mídia de aeroportos de diversos países.
“Iniciamos esse projeto não com a proposta de vender painéis, mas sim de levar experiências agradáveis aos passageiros”, promete Ana Célia Biondi, presidente da JCDecaux Brasil. “Mudaremos completamente o ambiente publicitário do Galeão, utilizando as mídias para o entretenimento e a informação das pessoas que circulam por aquele espaço, tornando aquele área mais agradável”, garante a executiva.
Para isso, a presidente conta que já está sendo planejada a instalação de aparelhos e o uso de tecnologias que agregue serviços uteis aos passageiros. “Podemos ter espaços de recreação, áreas de descanso e lounges para carregar aparelhos eletrônicos, por exemplo. Nas áreas de embarque é comum que as pessoas passem longas horas e, por isso, é necessário que a mídia seja parte da decoração do aeroporto e que torne aquele ambiente mais prazeroso”, completa.
O trabalho da JCDecaux no Galeão será dividido em três etapas. Nessa primeira, como a área do aeroporto ainda passa por reformas, a empresa irá trabalhar com algumas instalações já existentes e, aos poucos, colocar seus próprios equipamentos. No fim de 2015, quando a maior parte das obras já deve estar concluída, a meta é levar às áreas gerais do Galeão novos painéis, formatos e estilos de mídia digital e interativa.
A última fase coincidirá com a recepção do maior evento esportivo do mundo. “Quando o Rio sediar os Jogos de 2016, o Galeão será uma espécie de porta de entrada do mundo. Queremos oferecer aos turistas a melhor impressão sobre a cidade em um ambiente mais bonito e confortável, com toda uma cadeia de mídia inovadora, preparada para diversas ativações”, revela Ana.
A JCDecaux está montando as equipes comerciais para negociar os espaços publicitários do Galeão. Pelo fato de ser uma multinacional – e de já operar em diversos aeroportos internacionais – a empresa oferecerá, no Brasil, planos comerciais em conjunto com aeroportos de outras países. Apesar dessa globalização de venda de espaços, a presidente promete preservar o estilo carioca nas instalações do Galeão. “O Rio de Janeiro é o principal ponto turístico do Brasil e o aeroporto precisa ter as características marcantes da cidade”, define.
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