Band estreia temporada de MasterChef
Atração retorna à programação, nesta terça-feira, 19, com aumento de 60% em ações de merchandising
Atração retorna à programação, nesta terça-feira, 19, com aumento de 60% em ações de merchandising
Meio & Mensagem
19 de maio de 2015 - 3h37
As provas na cozinha do programa MasterChef – que estreia sua segunda temporada na Band nesta terça-feira, 19 – não testam apenas as habilidades culinárias dos competidores que almejam o título de melhor cozinheiro amador do País.
O reality show gastronômico é também um desafio para a equipe comercial da emissora, que precisa desenvolver ações de branded content que agradem aos patrocinadores, jurados e a Endemol Shine Brasil, dona do formato, sem perder de vista o principal ingrediente para essa mistura de interesses ser transformada em faturamento: entreter os telespectadores. (Veja outras novidades na reportagem da TV Meio & Mensagem).
A receita parece ter sido encontrada. A segunda edição da versão brasileira do programa teve aumento de 60% em contratos de merchandising, em relação à primeira temporada, exibida em 2014. Entre janeiro e dezembro do ano passado, a Band exibiu 36,6% mais ações de merchandising do que em 2013 (boa parte dessa quantia foi impulsionada pelo Masterchef). Considerando todo o ano passado, 16% da receita total da Band veio de ações de merchandising.
As diversas versões do programa no mundo também serviram de base para Rosângela Wicher, diretora de conteúdo comercial e merchandising da Band, sugerir formatos publicitários que agradem o telespectador brasileiro. “O MasterChef da Indonésia é interrompido para ser feito um monólogo sobre o produto do anunciante. Nos Estados Unidos, a marca não é citada”, exemplifica. No Brasil, os patrocinadores também podem aparecer por meio de inserções gráficas.
O crivo dos chefs e jurados do programa – Eric Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella – também é importante. A atração é comandada pela apresentadora Ana Paula Padrão e tem patrocínio de Fiat, Carrefour, Hellmann´s, Qualy, Nivea, Knorr, Cacau Show, Dolce Gusto, Tramontina, Ciff, Oster, Paganini e GSK.
A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1660, de 18 de maio, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.
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