O futuro da Fox sem Murdoch
A partir de julho, o comando do grupo de mídia criado pelo empresário australiano ficará a cargo de seus filhos, James e Lachlan Murdoch
A partir de julho, o comando do grupo de mídia criado pelo empresário australiano ficará a cargo de seus filhos, James e Lachlan Murdoch
Luiz Gustavo Pacete
18 de junho de 2015 - 8h11
O 21st Century Fox anunciou, na terça-feira 16, que Rupert Murdoch deixará a presidência do grupo em julho, aos 84 anos, e passará o comando para seu filho mais novo, James Murdoch, de 42 anos, até então diretor-executivo. A presidência do conselho de administração fica com seu filho mais velho Lachlan Murdoch, de 43 anos. O plano de sucessão inclui a ida do veterano Chase Carey, atual diretor de operações, para o cargo de vice-presidente.
Na visão de Murdoch, seus filhos são executivos talentosos e que ajudarão a levar o grupo a níveis maiores de crescimento. "Isto [a sucessão] sempre foi uma prioridade, garantir uma direção estável, uma liderança de longo prazo para a empresa, e estas nomeações visam a cumprir este objetivo", disse Murdoch, em comunicado.
A notícia que confirma a aposentadoria de Murdoch, esperada há alguns anos, marca o retorno de James Murdoch, cuja ascensão profissional foi retardada pelos escândalos de escutas telefônicas no Reino Unido. Segundo Paul Sweeney, analista de mídia da Bloomberg Intelligence, a permanência de Chase no grupo é um bom sinal para o mercado. "É importante para os investidores que Chase fique por pelo menos um ano para garantir uma transição suave.", diz Sweeney. Para outros analistas, a saída de Murdoch é mais na teoria, já que o empresário deve continuar atuante nos bastidores da companhia, mesmo com a idade avançada.
Filho de um correspondente de guerra, Murdoch construiu, a partir de um pequeno jornal australiano herdado, em 1953, um império de mídia que lhe rendeu uma fortuna estimada em US$ 13,3 bilhões, segundo a Forbes. Chegou a Londres no ano de 1969, com a compra do jornal News of the World, posteriormente, adquiriu o The Sun e o transformou em um dos tabloides mais vendidos da Europa.
Com uma receita anual de US$ 30 bilhões, o News Corp chegou a ser o segundo maior grupo de mídia do mundo, perdendo apenas para a Disney. Em 2012, após denúncias de corrupção envolvendo o jornal News of the World, na Inglaterra, o grupo foi dividido em duas áreas: a 21st Century Fox, que reúne as empresas de televisão e cinema da Fox. A News Corp permaneceu com a área de jornais. Desde então, o reflexo foi positivo em Wall Street: as ações da 21st Century Fox subiram 13% e as da News Corp, 10%.
Na biografia “O dono da mídia, os segredos de Rupert Murdoch”, lançada pelo jornalista Michael Wolff, em 2009, Murdoch é descrito como workaholic e extremamente detalhista. A obra dá detalhes de compras de jornais, revistas, editoras e emissoras e narra bastidores de jantares secretos com outros empresários de mídia. Uma coisa é comum na trajetória do empresário: sua atração pela polêmica. Murdoch também ficou conhecido pela capacidade de eleger políticos, na Inglaterra fez campanhas favoráveis a Margaret Thatcher, John Major e Tony Blair.
O empresário está na 32º posição no ranking de pessoas mais poderosas do mundo. Da área de mídia, a sua frente está apenas Jeff Bezos que, mesmo tendo feito sua fortuna pela Amazon, comprou o Washington Post em 2013.
Em 2011, a principal investida de Murdoch no Brasil foi com a entrada da Fox Sports, que, ao chegar, aportou estimados US$ 200 milhões. Um dos maiores investimentos feitos na TV paga brasileira.
Linha do tempo de Rupert Murdoch:
1964 – Começa a publicar o primeiro jornal nacional, o Australian.
1972 – Adquire o tabloide Daily Telegraph, em Londres
1973 – Compra seu primeiro veículo nos Estados Unidos, o San Antonio Express News
1976 – Adquire o New York Post; que foi vendido em 1988
1984 – Monta o grupo Fox com investimento na 20th Century Fox
1989 – Cria a emissora de televisão por satélite Sky, no Reino Unido
1993 – Recompra o New York Post
2005 – Paga US$ 580 milhões pelo MySpace.
2007 – Assume o controle do Wall Street Journal com a compra da Dow Jones
2011 – Vende o MySpace por US$35 milhões
2012 – Seu jornal, o News of the World é envolvido em um dos maiores escândalos do Reino Unido
2013 – Divide seu grupo de mídia em duas empresas, a 21st Century Fox e a News Corp
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