Noticiosos têm queda de audiência no Top 5
Novelas voltam a embalar na medição de TV aberta; no Twitter, Masterchef mantem protagonismo e Verdades Secretas sobe
Novelas voltam a embalar na medição de TV aberta; no Twitter, Masterchef mantem protagonismo e Verdades Secretas sobe
Meio & Mensagem
5 de agosto de 2015 - 10h30
No top five de audiência do Ibope Media, relativo à semana de 20 a 26 de julho, novelas da Rede Globo e da Record estiveram entre as maiores audiências da TV aberta e também entre os engajamentos no Twitter. Atrações como Babilônia, Os Dez Mandamentos e Verdades Secretas estiveram entre as atrações mais vistas ou comentadas segundo a pesquisa, formatada especialmente para o Meio & Mensagem.
No caso da Globo, o bom desempenho de Babilônia em ambas as praças, somada ao destaque de I Love Paraisópolis na Grande São Paulo (GSP) e de Malhação na Grande Rio de Janeiro (GRJ) tiraram partidas de futebol do top 5 da emissora e baixaram Jornal Nacional, que estava melhor posicionado na semana anterior.
A Record ficou mais estável, apesar do aparecimento de Câmera Record no top 5 de GSP, no lugar de Cidade Alerta. No SBT se destacaram Carrossel e Chiquititas em São Paulo e Eliana e Roda a Roda Jequiti no Rio – em ambas as praças, Silvio Santos ficou em terceiro lugar. A emissora teve média semanal do Top 5 levemente superior à Record. Veja mais detalhes nas tabelas a seguir.
Twitter
Segundo o engajamento medido pelo Ibope Twitter TV Ratings (ITTR), destacaram-se três programas da Band: Masterchef Brasil, Pânico e CQC, sendo que a atração gastronômica esteve no primeiro lugar, com 16,2 milhões de impressões. Da Globo, os mais comentados foram Esquenta, Tomara que Caia, Verdades Secretas e Malhação. O SBT teve Bake Off Brasil e Eliana entre as atrações que mais geraram engajamento e, a Record, Legendários.
Se considerada a repercussão total dos programas transmitidos diariamente, a novela Verdades Secretas, da Globo, sobe para a segunda posição: com quatro posições no top 15 do ITTR da semana, alcançaria um total 4,69 milhões de impressões, acima da semana passada e do segundo lugar, o Pânico. Malhação ficaria em 4º lugar, com 2,12 milhões, mas em volume de tweets, a novela juvenil ganharia o terceiro lugar, com uma soma de 124,3 mil, abaixo Masterchef (334 mil) e de Verdades Secretas (140,2 mil tweets no total).
Nesta semana, quatro atrações tiveram desempenho relevante tanto no top cinco de audiência de TV por emissoras como no engajamento do ITTR: Masterchef Brasil e Pânico, da Band; Malhação, da Globo; e Eliana, do SBT. Veja mais detalhes na tabela a seguir.
Twitter total impressions: quantidade de vezes em que os tweets relacionados a um programa foram visualizados durante sua exibição.
Twitter Unique Audience: número de diferentes contas no Twitter que visualizaram ao menos uma mensagem relacionada a um determinado programa durante sua exibição.
Tweets: número total de tweets relacionados a um determinado programa durante sua exibição.
Autores únicos: número de diferentes contas no Twitter que fizeram pelo menos um comentário sobre determinado programa durante sua exibição.
Observações
1 – O ranking do Ibope Twitter TV Ratings é semanal, mas leva em consideração a repercussão dos programas a cada exibição. Por esse motivo, alguns títulos podem aparecer mais de uma vez no Top 15, especialmente quando se tratar de programas com transmissões diárias.
2 – Não reporta as transmissões de eventos esportivos.
3 – O critério de coleta para cada “exibição” sofre alteração de acordo com o gênero do programa, podendo variar de 0 a 120 minutos antes e de 0 a 120 minutos depois do início da sua transmissão
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra