Login Newsletters Assinar

Senado aprova direito de resposta

Buscar
Publicidade
Mídia

Senado aprova direito de resposta

Qualquer pessoa física ou jurídica ofendida por reportagem, nota ou notícia, poderá pedir na Justiça o direito de réplica


5 de novembro de 2015 - 6h31

O plenário do Senado aprovou, na última quarta-feira, 4, o Projeto de Lei que regulamenta o direito de resposta nos meios de comunicação.

Com isso, qualquer pessoa (física ou jurídica) ofendida por reportagem, nota ou notícia poderá pedir na justiça o direito de resposta.

O Projeto é de autoria do senador Roberto Requião (PMDB – PR) e foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 20.

O texto determina que, se ganhar na Justiça o direito de resposta, o ofendido poderá gravar vídeo, áudio ou ocupar a bancada de telejornal para ler sua versão. A proposta prevê o prazo de até 60 dias para a divulgação, que poderá ser transmitida no mesmo espaço, dia da semana e horário em que ocorreu a ofensa.

No Senado, o Projeto de Lei voltou a sua forma original, prevendo que o ofendido possa responder pessoalmente ao agravo, diferentemente do que sugeriu a Câmara, que estabelecia resposta redigida pelo próprio veículo de mídia.

O texto segue para sanção presidencial e, em seguida, para publicação no Diário Oficial da União.

Com informações da Agência Brasil

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Aline, Renata e Vinicius: quem venceu o BBB 25 no Instagram?

    Aline, Renata e Vinicius: quem venceu o BBB 25 no Instagram?

    Levantamento da BR Media aponta os brothers que mais ampliaram sua base de seguidores ao longo do reality show da Globo

  • “Quero resgatar o SBT raiz”, diz Daniela Abravanel Beyruti

    “Quero resgatar o SBT raiz”, diz Daniela Abravanel Beyruti

    Presidente do SBT fala do desafio em atrair a atenção da audiência e revela intenção de retomar a essência divertida e leve na programação