Você já ouviu falar de Inbound PR?
Atividade requer profissionais que atuem como embaixadores da marca, estabelecendo a aproximação e o diálogo entre o cliente e os seus diversos stakeholders
Atividade requer profissionais que atuem como embaixadores da marca, estabelecendo a aproximação e o diálogo entre o cliente e os seus diversos stakeholders
22 de novembro de 2016 - 10h44
O cenário de transformação da mídia, a desintermediação e o poder que a web trouxe para as pessoas, que hoje sofrem os efeitos da economia da atenção e da obesidade informacional, vem exigindo uma grande mudança na forma como as marcas se comunicam com seus públicos.
De acordo com o ZMOT (Zero Moment Of Truth), estudo do Google que trata do comportamento do consumidor, mais de 80% deles já tomaram uma decisão de compra antes mesmo de conversar com sua marca. Ou seja, seu cliente já buscou por conta própria todas as informações e referências que considera necessárias para decidir. Uma forma das marcas estarem presentes nesta jornada do cliente é por meio de estratégias de Inbound Marketing, onde o foco é atração por meio de conteúdos dinâmicos e relevantes na ótica do público-alvo nos ambientes digitais.
Isso implica em repensar a maneira de fazer PR, que vem evoluindo sempre e que neste cenário é um dos instrumentos mais poderosos de comunicação e relacionamento das marcas com suas audiências. O Inbound PR busca trabalhar os conteúdos da marca direcionados ao interesse e necessidades dos seus públicos-alvo (personas), ao invés de levar ao mercado somente os conteúdos que a empresa deseja comunicar.
O Inbound PR busca trabalhar os conteúdos da marca direcionados ao interesse e necessidades dos seus públicos-alvo (personas), ao invés de levar ao mercado somente os conteúdos que a empresa deseja comunicar
Este conceito exige uma estratégia de branded content multiplataforma. Isso implica em uso intensivo dos conceitos de Big Data, com ferramentas que possibilitem ter em mãos os dados de comportamento do seu público, para então, trabalhar os conteúdos da empresa e principalmente direcionar para os canais mais adequados, sem esquecer da utilidade do mesmo. Ou seja, conteúdo meramente promocional vai contra os princípios de Inbound PR.
Pense na rotina de um jornalista, que recebe centenas de press releases “empurrando” conteúdo diariamente. Não seria muito mais útil para ele ter acesso às informações para compor suas pautas no momento em que está trabalhando nelas? Por exemplo, se ao digitar no Google a expressão “fonte especialista para segurança da informação” ele encontrar um ambiente digital preparado para atendê-lo, bons conteúdos, materiais visuais e um bom porta-voz disponível para conversar, certamente utilizará esta fonte mais vezes.
Outra evolução significativa diz respeito aos relacionamentos. Eles são ainda mais críticos neste cenário. Por isso, o Inbound PR necessita de profissionais que atuem como embaixadores da marca, estabelecendo a aproximação e o diálogo entre o cliente e os seus diversos stakeholders.
O Inbound PR necessita de profissionais que atuem como embaixadores da marca, estabelecendo a aproximação e o diálogo entre o cliente e os seus diversos stakeholders
E quem é o profissional mais preparado para entregar esta proposição de valor? É um profissional de comunicação corporativa, que saiba ajudar a contar boas histórias, estabelecer relacionamentos e que principalmente saiba como produzir e gerenciar conteúdos multiplataforma na ótica dos interesses das personas do seu cliente. Para isso, ele precisa conhecer conceitos como SEO, SEM, Mídia Online e ter acesso a bons parceiros técnicos para ajudá-lo a preparar e executar a estratégia mais adequada para o cliente.
Esta transformação foi impulsionada pela mudança de comportamento do consumidor. A informação intrusiva, empurrada, cada vez mais é rechaçada e ineficaz. Por isso, é fundamental contextualizar e alinhar a narrativa da marca com o interesse dos clientes. David Meerman Scott, em seu livro The New Rules of PR, define bem este momento: “A intermediação na mídia está acabando. A web mudou estas regras e agora seus compradores estão lendo seus conteúdos diretamente. Você precisa falar a língua deles”. Você não vai ficar de fora disso, vai?
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