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Opinião

Quando o assunto é mídia, o mundo anda quase lado a lado

Além do digital, acredito que mais para frente poderemos ver o meio OOH oferecendo mais eficiência e diferenciação em termos de formato e entrega


8 de julho de 2019 - 17h16

(Crédito: Seb_ra/iStock)

A viagem do Grupo de Mídia São Paulo (a Paris, na sua 20ª edição), como em outros anos, abriu os trabalhos com um panorama do mercado local, suas peculiaridades e seu consumo de meios.

Na palestra ministrada pelo Kantar, podemos perceber que ele acompanha a tendência mundial, o digital evoluindo na vida do consumidor com crescimento de mais ou menos 12% de investimento publicitário. Por outro lado, outros dois meios — TV, 2,3% e OOH, 2,4% — também estão ganhando importância, contudo, em porcentagens bem menores do que o digital, se comparado aos demais meios que já mantém suas participações mais consolidadas por um período mais longo.

Além do digital, acredito que mais para frente poderemos ver o meio OOH oferecendo mais eficiência e diferenciação em termos de formato e entrega.

Dois dados que merecem destaque:

1. Uma informação que chama bastante atenção é a potência da mídia impressa. O nível de leitura do consumidor faz com que seu alcance seja maior do que a TV aberta com 97% de penetração;

2. O aumento do uso ad blocks é tendência mundial. Globalmente, mais de 30% dos consumidores baixaram a extensão filtradora de propaganda, sendo 60% dos chineses e, em escala bem menor, 16% dos brasileiros. Porém, quando somos perguntados se gostamos de receber publicidade em nossos devices, mais de 50% se dizem lovers, mas 70% ficam incomodados em ver propagandas repetidas.

Bom, este é o começo de uma semana intensa e nos dá um aquecimento para todo o conteúdo que vem pela frente.

*Crédito da imagem no topo: Vertigo3d/iStock

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