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Opinião

Cinco formas de impulsionar iniciativas digitais

Uma estratégia com escopo e objetivos bem definidos tem tudo para ser um sucesso


31 de janeiro de 2020 - 11h13

(Crédito: Piranka/ iStock)

A transformação digital é uma jornada em constante evolução e sem fim. Um caminho sem volta. Nesse processo, portanto, é fundamental criar iniciativas digitais como estratégia para permanecer competitivo no mercado. Independentemente do segmento de atuação, elas exigem das empresas uma nova maneira de pensar e agir, competências e habilidades.

De acordo com pesquisa da McKinsey, 70% das transformações organizacionais falham de maneira recorrente. A principal razão do fracasso, segundo a consultoria, é o comportamento das pessoas na organização — seja da gerência ou dos funcionários.

Para tirar proveito dessa jornada, assim como a TI tem que evoluir e se adequar às novas necessidades, todas as áreas devem mirar seus esforços para acompanhar o ritmo intenso de evoluções, estando abertas às mudanças e reestruturações nos seus processos.

Estabeleça metas e acompanhe o andamento de suas iniciativas digitais para que os esforços não sejam desperdiçados. Veja, a seguir, cinco sugestões de como impulsioná-las e alcançar bons resultados:

1. Definir uma estratégia digital
Um bom planejamento é fundamental para qualquer empresa que deseje ingressar na jornada digital. Ou seja, utilizar a tecnologia para impulsionar os negócios, seja criando produtos ou reformulando processos existentes. Nesse processo, é importante pensar em soluções sustentáveis e flexíveis para responder com eficiência mudanças que a transformação digital apresenta.

2. Migrar para a nuvem
A busca por mais eficiência operacional é um dos principais motivadores para embarcar na jornada digital. Ao migrar seus servidores e sistemas de gestão para a nuvem, você aumenta sua agilidade e flexibilidade, possibilitando a implementação de soluções de negócios em menos tempo e com custo reduzido. Desta forma, sua empresa poderá focar as ações em oportunidades de negócio com mais rapidez e robustez. Importante ressaltar que competências e conhecimentos técnicos precisam ser incorporados ao time que suportará esta mudança.

3. Adaptar processos
Com a mudança no comportamento do consumidor/cliente, em busca de cada vez mais agilidade, as iniciativas digitais requerem investimento em tecnologia e uma série de ações para otimização dos processos. Sistemas e abordagens convencionais já não são compatíveis com os requisitos emergentes para alavancar um negócio digital. Porém, a transformação digital não acontecerá de uma vez e nem em 100% da empresa — essa mudança requer esforços, investimentos e uma mudança de cultura.

4. Engajamento dos colaboradores

Adaptar um time para essa jornada não é algo tão simples, no entanto, é essencial. É importante dar treinamentos e feedbacks de desempenho, pois os estímulos resultam em iniciativas de inovação. Além disso, a jornada digital exige um ambiente de trabalho moderno, que estimule os profissionais a colaborarem com mais engajamento. Uma comunicação unificada, com ferramentas digitais, que viabiliza a integração entre funcionários de diferentes localidades físicas, por exemplo, garante mais produtividade e agilidade nas entregas.

5. Se mantenha atualizado

As inovações em constante evolução exigem que os profissionais sempre se atualizem para entregar o que o mercado exige. Além do foco no aprendizado de tecnologias, o profissional da era da transformação digital deve ser capaz de se adaptar rapidamente e desenvolver habilidades como criatividade, flexibilidade e foco no cliente.

Os avanços tecnológicos são apenas ferramentas para que a transformação digital ocorra em sua empresa. Uma estratégia com escopo e objetivos bem definidos, que envolva todas as áreas e que esteja aberta a repensar os modelos de negócio, tem tudo para ser um sucesso.

*Crédito da foto no topo: Cyber/Pixabay

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