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Opinião

Blockchain e marketing digital

Muito além das criptomoedas


4 de fevereiro de 2022 - 6h00

Crédito: Shutterstock

Embora o blockchain seja tipicamente associado à criptomoeda, como o Bitcoin, ele tem aplicações abrangentes que ultimamente vem solucionando problemas não somente na área financeira, mas em diversos setores, inclusive no mercado de mídia digital e de dados.

A cada dia, profissionais de marketing estão confiando mais nos dados obtidos em suas plataformas para estudar o comportamento do consumidor, entender as tendências de mercado e as necessidades atuais de seus negócios. O objetivo é melhorar o engajamento dos usuários aos seus produtos, deixando o marketing totalmente orientado a dados e garantindo ao mesmo tempo segurança. Além disso, as técnicas atuais que são usadas para coletar dados, processar e muitas vezes compartilhar informações pessoais, tendem a ser uma preocupação não somente das empresas, mas também do consumidor final.

Para atender às necessidades do marketing digital e criar um equilíbrio com as preocupações dos usuários, o blockchain pode ajudar fornecendo soluções significativas. Ele permite transações entre duas partes, sem intermédio de terceiros, compartilhando um registro público sobre as informações da transação que uma vez escrito se torna inalterável. E embora estejamos falando de uma tecnologia recente, o blockchain já traz muitas qualidades e aplicações, por exemplo:

Descentralizado: ao invés de um armazenamento de dados tradicional, o blockchain é composto por uma cadeia de informação em pequenos nós criptografados de acesso direto (ponto a ponto), eliminando a necessidade de compartilhar dados com intermediários.

Imutável: uma vez registrada e confirmada, a transação não pode ser alterada, garantindo a confiança de todas as partes.

Transparente: cada transação é visível para todos os participantes, embora os dados de identificação possam se tornar anonimizados. Em complemento, todos os participantes têm acesso igual à informação, impedindo uma única parte de manejar de uma forma não permitida por ambos.

Automatizado: informações extras podem ser adicionadas na cadeia principal de forma rápida e concisa, reduzindo o trabalho manual.

Como o blockchain se encaixa no dia a dia

Uma das principais utilizações já vistas no blockchain é a coleta criptografada de dados criando e armazenando perfis de consumidores em estruturas chamadas de NFTs (tokens não fungíveis). Dentro das mesmas, diversas informações dos usuários como idade, demográfica, comportamentos de navegação, hábitos de consumo, interesses individuais, poderiam personalizar campanhas publicitárias a serem entregues para esses usuários de forma individual. O resultado: aumento significativo do engajamento da mídia publicitária, conteúdos direcionados ou promoções relevantes, podendo até mesmo recompensar seus usuários por seus dados, engajamento ou interesse na marca. Tudo isso feito de uma forma criptografada e segura.

Trazendo essa tecnologia para um campo prático, a empresa Cryptibles, localizada na Califórnia, criou um sistema de blockchain baseado em uma criptomoeda do mercado financeiro (Ethereum) que permite que equipes de marketing criem sua própria moeda digital interativa para aumentar o engajamento dos usuários no processo de coleta de informações (leads, por exemplo). Um outro exemplo vem da empresa Rebel AI, localizada no Colorado, que combate a fraude publicitária com um sistema de verificação através do blockchain para anunciantes e profissionais de marketing.

Futuro de blockchain no marketing

O blockchain pode inaugurar um período de inovação tecnológica dentro do marketing digital. De um lado, ele tem o potencial de maximizar as relações entre a marca e o cliente. De outro, pode remodelar o marketing digital, fazendo com que as empresas reembolsem os clientes pelo valor de seus dados e que garanta aos mesmos, entendimento sobre o compartilhamento e a utilização de dados pessoais, deixando como resultado a cada participante da cadeia o poder de monitorar e detectar futuras ameaças.

No aspecto de prevenção à fraude, a aplicação de blockchain em publicidade digital é muito significativa. A tecnologia blockchain, integrada a outras ferramentas, pode ajudar a detectar atividades fraudulentas como: tráfego oriundo de bots, cliques fraudulentos, falsificação de domínio, problemas de confiança, inflação de dados preenchidos de forma fraudulenta, discrepâncias e diversos outros.

Por fim, o principal obstáculo é que ele precisa ser adotado como tecnologia padrão, ou seja, para que funcione terá que ser utilizado pela maioria dos participantes da indústria, caso contrário deixará de ser usado como diversas outras iniciativas do setor.

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