Sobre o desafio de construir marcas em um tempo de grandes transformações
É crucial posicionar nossas marcas em um mundo que se apresenta com novos paradigmas e desafios
Sobre o desafio de construir marcas em um tempo de grandes transformações
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BuscarÉ crucial posicionar nossas marcas em um mundo que se apresenta com novos paradigmas e desafios
Importantes transformações que vêm acontecendo no mundo, sobretudo no Brasil, apontam para a necessidade urgente de repensar as estratégias das marcas. Torna-se, assim, crucial posicioná-las em um mundo que nos apresenta novos paradigmas e novos desafios. Em um mundo, cujos comportamentos são reformatados, e a própria cultura, ressignificada; tudo isso, obrigando a repousar um outro olhar sobre os públicos, o mercado e a sociedade.
Em consequência disso, o questionamento é sobre como construir relevância, diálogo e protagonismo em uma sociedade crescentemente projetada nas redes sociais, caracterizada pela polarização de opiniões, por uma cultura do cancelamento, ou mesmo pelo advento de novas dimensões inter-relacionais, como a do metaverso, e de outras onde impera a força da narrativa e do celebrado storytelling. O fato é que tudo isso, entre outros aspectos, nos obriga a refletirmos sobre a atuação das marcas frente a um novíssimo contexto que se configura já radiante diante de nós.
É a partir dessa análise e reflexão, que lançamos a terceira edição de Gad´ Insights, Um Novo Zeitgeist, um estudo proprietário elaborado pelo time de estrategistas do Gad’, que buscou analisar o comportamento e a construção de marcas distintas ao longo do ano de 2022, questionando-os, mas também projetando-os para o futuro. Neste documento, abordamos diferentes temas com os quais o gestor de marcas deve estar sensível e atento. E organizamos isso em dez insights que classificamos como essenciais, no intuito de inspirar o pensamento crítico, e orientar a tomada de decisões sob um novo e disruptivo cenário.
Aqui na sequência, ofereço a cada leitor, gestor de marcas ou interessado no tema, uma rápida prévia sobre cada um deles, ilustrada em uma pergunta central que existe por trás de cada insight, e já convido você para acessar gratuitamente esse material, na íntegra, que está disponível em nosso website.
Então, vamos à eles:
Um mundo polarizado
Como se posicionar em meio às altas tensões geradas por debates acalorados sobre temas como política, classes sociais, ideologias e religião?
Fui cancelado, e agora?
O simples reconhecimento de um erro e a adoção de uma nova narrativa, então coerente e verdadeira, seria uma das respostas para o enfrentamento de uma crise de reputação?
Pessoas no centro, mais do que nunca
Como se manter “people centric”, não afetando o relacionamento com consumidores e clientes, com a adoção e implementação de novas tecnologias?
Metaverso: obrigação ou oportunidade?
O protagonista do rebranding do Facebook, que se tornou Meta, foi desenvolvido para ser mais um meio de experiência para marcas. Mas como saber se a hora de entrar é agora ou é melhor aguardar o “momento certo”?
Contar histórias & entregar valor
Até que ponto, o storytelling é a melhor forma de criar valor, quando sabemos que existe a necessidade anterior de entregar uma proposta inerente à marca?
Tempos de diversidade
O tema Diversidade ganhou voz na última década e trouxe junto de si um grande impacto para o mundo das marcas. Agora, você sabe como agregar o tema à sua marca sem superficialidade?
Para além do ESG
Não é novidade que o aumento da responsabilidade das marcas sobre seus compromissos vai além de atender seus objetivos de negócios. Mas esse tema deve ser o enfoque no exercício de posicionamento das marcas?
Reendobranding
Como redefinir as marcas “para dentro” alterando, de forma mais efetiva, a mentalidade e as atitudes do colaborador sob o contexto das diversas mudanças recentes nos modelos de trabalho?
Forever Branding
Os consumidores estão sempre online, apresentam novas necessidades e uma demanda mais consciente. Quais são suas expectativas em relação às marcas?
Tempos híbridos
Muitas empresas já se atentaram que é assim que novas oportunidades de geração de valor surgem. Como ter relevância nesse novo território?
Reconhecemos que os desafios enfrentados pelas marcas são e serão sempre constantes, e que a reflexão sobre mudanças intrínsecas à sociedade serve para contribuir na elaboração de estratégias de marcas necessárias, genuínas e impactantes. Mais do que isso, acreditamos na importância de ir além da definição de posicionamentos; possibilitando, quem sabe, estabelecer papéis mais ativos de cada marca, capazes de impactar positivamente esse admirável e complexo mundo novo, sob um novíssimo espírito – Um Novo Zeitgeist.
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