Assinar

Personalização será chave no supertrimestre do varejo

Buscar

Personalização será chave no supertrimestre do varejo

Buscar

Content Lab

Em parceria com

Personalização será chave no supertrimestre do varejo

Maioria dos brasileiros querem receber ofertas sob medida na temporada que vai reunir o maior torneio de futebol do mundo, Black Friday e Natal


6 de outubro de 2022 - 0h00

Este será um trimestre que trará uma série de desafios às marcas — ao mesmo tempo em que representará um período cheio de oportunidades ao varejo. Com a expansão da digitalização e a ascensão do conteúdo digital, a atenção das pessoas está mais concorrida do que nunca, o que torna a personalização um ponto-chave para que as marcas possam se diferenciar nesse período.

Consumidores valorizam experiências cada vez mais customizadas

Consumidores valorizam experiências cada vez mais customizadas

Tendências de consumo para a temporada de compras

Cenário econômico requer assertividade
Em 2022, a grande maioria (87%) dos latino-americanos conectados pretendem fazer algum tipo de compra na Black Friday, e 67% afirmaram que gostariam de receber ofertas personalizadas. Tanto na data popular pelos grandes descontos quanto no Natal, momentos tradicionalmente saturados de promoções, existe grande expectativa das pessoas em relação à comunicação das marcas de forma customizada às suas necessidades. Os dados são de um levantamento encomendado pela Meta Foresight, divisão de pesquisas e insights da Meta, empresa proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, à Offerwise.

O cenário econômico de corte de investimentos acrescenta outro elemento à equação. “Numa temporada em que cada centavo importa, é importante alocar o orçamento nos canais que apresentam maior resultado de negócio”, diz Andre Sabioni, diretor de negócios da Meta para e-commerce e varejo. “Em todo o mundo, mais de 3,6 bilhões de pessoas usam as plataformas da Meta, e queremos que elas sintam que o tempo que passam nos nossos aplicativos é significativo. É por isso que investimos de maneira contínua em tecnologias que fazem com que o conteúdo que veem em nossas plataformas, incluindo anúncios, seja personalizado e relevante”, completa.

Segundo o mesmo estudo, no Brasil, 69% das pessoas dizem que os aplicativos da Meta são os principais canais para descobrir novos produtos e serviços durante a Black Friday de 2022. Fato que reforça a oportunidade das marcas de criarem uma estratégia de comunicação personalizada aos interesses dos consumidores, nas plataformas onde eles já passam o seu tempo.

Sofisticando a personalização com parceiros de negócios da Meta
Para apoiar marcas na ativação do Discovery Commerce, a Meta dispõe de parceiros de negócios oficiais, que ajudam a sofisticar sua presença online e potencializar resultados. Um deles é a VTEX: por meio de ferramentas de integração, como a API de Conversões, empresas podem conectar seus negócios entre as plataformas e sofisticar a presença online via personalização, o que incrementa os resultados de vendas e melhora a qualidade das campanhas ao consumidor final.

Saiba mais sobre os parceiros de negócios da Meta e como eles podem ajudar a potencializar seus resultados!

Marcas que vão ao encontro do consumidor
As plataformas sociais estão entre as principais ferramentas de geração de demanda e conversão em vendas. O consumidor passou a adotar uma mentalidade de descoberta, tanto em compras já planejadas quanto em compras com base em interesses.

As compras online, no passado, funcionavam da seguinte forma: o consumidor precisava de algo, pesquisava e comprava — um processo funcional, mas que não dava espaço para a descoberta de novas marcas ou produtos que poderiam ser relevantes para ele. A partir de tecnologias como aprendizado de máquina (machine learning) e automação, as marcas agora podem se conectar com pessoas que, enquanto usam o Facebook ou Instagram, descobrem produtos conectados aos seus interesses. Essa é a base da etapa de personalização do Meta Discovery Commerce — a porta de entrada dessa jornada que vai da descoberta à conversão.

Os constantes avanços da Meta na área de inteligência artificial têm permitido às marcas entregar anúncios personalizados melhores, usando menos dados e potencializando o uso de mensagens automatizadas e ferramentas de criação que permitem que as empresas executem campanhas com melhor desempenho.

A Magazine Luiza foi um dos anunciantes a implementar a API de Conversões — uma solução que permite às marcas reconhecer ações do consumidor em sua jornada online e, a partir disso, entender o perfil do usuário e criar momentos de interação com a marca mais assertivos, ao mesmo tempo em que respeita sua privacidade. Após implementar a solução, a varejista verificou mais eficiência em suas campanhas de performance, atingindo 88% de conversões incrementais, durante teste realizado em um período de 21 dias, além de diminuir o seu custo por conversão incremental em 47%.

Para uma jornada de sucesso

Baixe os Guias de Marketing para a Temporada 2022, focados em varejo e o e-commerce, para saber como captar e engajar consumidores.

Mais performance em quatro etapas
Ao longo de um mês e quatro episódios, esta série de conteúdo produzida em parceria pela Meta e o M&M Content Lab apresenta a jornada completa do Discovery Commerce, da descoberta à conversão — ilustrando cada uma delas com cases de clientes e explicando o papel fundamental dos parceiros de negócios da Meta nesse processo.

Conheça melhor as ferramentas do Discovery Commerce.

Publicidade

Compartilhe

Veja também