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Yahoo apresenta plataforma que abrange 100% do inventário programático no segmento de DOOH do Brasil
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Yahoo apresenta plataforma que abrange 100% do inventário programático no segmento de DOOH do Brasil
O digital out-of-home tem conquistado cada vez mais relevância nas estratégias das marcas, uma vez que as auxilia a atingirem resultados de maneira inteligente e com altos índices de performance.
Um relatório do IAB (Internet Advertising Bureau) europeu, de novembro de 2020, apontou uma expectativa de aumento, até 2024, de 38% para o setor de DOOH. No Brasil, a mídia exterior foi destaque, em 2021, na arrecadação de verbas publicitárias, ao movimentar R$ 1,69 bilhão, segundo dados do Cenp-Meios. No primeiro semestre de 2022, o segmento foi ampliado em 3,19%, o maior crescimento, em termos porcentuais, dentre todos os meios.
Plataforma omnichannel para DOOH
Com o objetivo de proporcionar qualidade de entrega aos anunciantes, o Yahoo conta com uma plataforma omnichannel para compra de mídia, que abrange 100% do inventário programático de DOOH do País. É a única empresa a oferecer essa abrangência no segmento, permitindo que as marcas utilizem apenas uma ferramenta para realizar uma comunicação em múltiplas telas, em diferentes pontos de contato, cobrindo toda a jornada do consumidor.
Por meio da DSP (demand side platform) da multinacional, “é possível acessar todos os parceiros, acompanhar a performance das campanhas em uma plataforma agnóstica com visibilidade de entrega e pacing (ritmo) de campanha, além da unificação de relatórios e faturamento”, explica Renata de Andrade, diretora de global strategy do Yahoo. Para DOOH, ainda há o diferencial de criação de roteiro geográfico, conforme a necessidade do cliente, dando a possibilidade de comprar apenas um ponto ou a rede inteira.
Capilaridade em locais estratégicos
A atuação do Yahoo na mídia exterior abrange mais de 58 mil telas, distribuídas em locais estratégicos de alto impacto aos consumidores, como restaurantes, elevadores em prédios comerciais e residenciais, mobiliário urbano e aeroportos.
A grande abrangência é fruto da parceria da empresa com os principais publishers de digital out-of-home do mercado brasileiro. Estão plugados na plataforma do Yahoo empresas do porte de Eletromidia, Clear Channel, JCDecaux, Hello, RZK Digital, Admooh, NEOOH e Outcom. “Esse pool de parceiros garante a oferta aos anunciantes de uma atuação completa em DOOH e diferencia o Yahoo de outros players do mercado de maneira significativa”, diz Renata.
Dessa forma, o Yahoo consegue uma média de mais de 296 milhões de impressões semanais no Brasil, atuando em um setor que atinge 85% da população e líder de penetração em sete capitais, segundo aponta a própria companhia.
Tamanha capilaridade possibilita que a plataforma da empresa seja utilizada por diferentes marcas para atingir objetivos diversos. Um exemplo é a ação de Natura para divulgar o patrocínio ao Rock in Rio de 2022, que aproveitou as telas programáticas para realizar a campanha em locais estratégicos. “A marca usou o DOOH como suporte para um roteiro geográfico interessante e que divulgava a parceria com o festival e suas mensagens-chaves, em pontos relevantes para o público, nas principais capitais”, afirma Daniela Galego, head of sales do Yahoo no Brasil.
Gestão diferenciada da plataforma
Além do acesso a 100% das telas programáticas do segmento, a DSP da empresa reúne, em uma única plataforma, as informações da campanha, auxiliando na gestão de publicidade digital para anunciantes e agência. Fácil acesso e entendimento, diversidade de levantamentos e otimização em tempo real são citados pela diretora de global strategy do Yahoo como grandes diferenciais, pela oferta de resultados que vão além da mídia.
“A digitalização das telas é um caminho sem volta e uma tendência global”, diz Daniela. De acordo com a eMarketer, até 2025, mais de dois quintos de todos os investimentos globais com publicidade externa serão destinados à publicidade digital out-of-home, demonstrando, segundo a executiva, “uma imensa oportunidade de negócios para anunciantes que desejam se conectar com o público de maneiras novas e voltadas para o futuro”.
Yahoo oferece métricas qualitativas
Para reforçar a entrega junto aos anunciantes, o Yahoo passa a oferecer a possibilidade de avaliar os resultados de negócios e de marca em ações de DOOH. A iniciativa soma-se à entrega de informações voltadas à gestão da publicidade digital, que já é realizada pela plataforma DSP da empresa. A novidade é realizada em parceria com a Nielsen, uma das líderes globais em análises de mercado, e deu origem à primeira pesquisa de brand effectiveness para digital out-of-home no Brasil.
O primeiro estudo de avaliação dos resultados de negócios e marca foi realizado com uma fabricante do setor automotivo, cuja ação tinha como objetivo gerar awareness para o lançamento de um novo veículo e posicionar suas características como um diferencial competitivo.
A comunicação foi distribuída em 5,5 mil telas digitais posicionadas em elevadores de prédios residenciais. Envolveu a produção de vídeos exclusivos para cada atributo do novo veículo, além de segmentar o público-alvo por classe social, geolocalização e demografia. A campanha atingiu um total de 9 milhões de impactos. Outro destaque é que 88% dos usuários que se lembram do anúncio recomendariam o veículo divulgado na ação para um colega ou amigo. Dentro do estudo de brand effectiveness, registrou-se um aumento de 33% em recall do anúncio e 27% de alta em intenção de compra. Além disso, foi apontado que tecnologia e potência foram as características que mais geraram assimilação de mensagem com a campanha.
“Além de mensurar conversões e resultados de mídia comuns, como impressões, estamos oferecendo, aos nossos clientes, métricas qualitativas, que se relacionam com criatividade e engajamento”, destaca Renata de Andrade, diretora de global strategy do Yahoo.
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