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Facebook admite novo desvio em métricas

Plataforma vai mudar contabilidade de reações e números de audiência


12 de dezembro de 2016 - 11h14

Por Garett Sloane, do Advertising Age

O Facebook descobriu mais falhas em suas estatísticas de anúncios e está apresentando mudanças para dar aos anunciantes números mais precisos. Dessa vez, a rede social irá mudar a maneira como estima a audiência potencial de novas campanhas, uma área que os anunciantes afirmaram que os números caíram consideravelmente.

“Nós estamos atualizando como calculamos os números que aparecem na nossa ferramenta de alcance potencial – encontrada quando se cria um anúncio”, afirmou a rede social em um post em seu blog.

“Iremos melhorar a metodologia de amostragem e extrapolando alcance de possíveis audiências”, disse o Facebook. “Isso irá ajudar a fornecer estimativas mais precisas de um determinado target de audiência e contabilizar melhor a audiência em múltiplas plataformas”.

O Facebook também está atualizando a maneira com que reporta o número de reações em vídeos ao vivo – quando as pessoas clicam nos emojis para registrar suas opiniões sobre o conteúdo. A empresa disse que encontrou um erro na maneira que conta os likes e compartilhamento dos posts.

É a terceira vez, desde novembro, que o Facebook informou que encontrou erros nas métricas que os anunciantes se baseiam para planejar e medir suas campanhas. Posteriormente, o Facebook descobriu que havia inflacionado o dado que apontava o tempo médio que as pessoas ficavam assistindo vídeos e aumentou o número de visitas mensais nas páginas comerciais.

Os constantes erros balançaram algumas pessoas no mundo de publicidade. Eles afirmam que, apesar do Facebook não ter feito nada muito sério, os problemas abalaram a confiança na rede social.

“Isso está deixando todo mundo desesperado”, afirmou o executivo de uma agência, que não quis se identificar por ter uma relação próxima com o Facebook. “É difícil explicar para os clientes”.

O Facebook tem apresentado mudanças, permitindo que consultorias externas, como a Moat e a Integral Ad Science, chequem os números. Algumas pessoas questionaram até que ponto esses dados podem ser confiados, já que o Facebook continua controlando as informações que essas empresas recebem.

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