Assinar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Leões - Prêmios Especiais - 2017

Agency of the Year 1ª Clemenger BBDO, Melbourne 2ª AlmapBBDO, São Paulo 3ª McCann, New York Independent Agency of the Year 1ª Droga5, New York 2ª Wieden+Kennedy, Portland 3ª 4creative, London Network of the Year 1ª BBDO 2ª Ogilvy & Mather 3ª McCann Holding Company of the Year 1ª WPP 2ª Omnicom 3ª Interpublic Palme d’Or 1ª MJZ, EUA 2ª Smuggler, EUA 3ª The Mill, EUA Grand Prix for Good / Cannes Lions “The Refugee Nation”, da Ogilvy New York para Amnesty International, com produção das brasileiras Asteroide Filmes e Canja Audio, de Curitiba, e Square Pixel, do Rio de Janeiro O prêmio é dedicado a trabalhos realizados para organizações sem fins lucrativos ou para serviços públicos, que são inelegíveis aos demais Grand Prix do Cannes Lions. Grand Prix for Good / Lions Health “Immunity Charm”, da McCann Health Nova Déli para Ministério de Saúde Pública do Afeganistão. Através de uma pulseira, ampliou a conscientização sobre a vacinação infantil naquele país. O prêmio é dedicado a trabalhos realizados para organizações sem fins lucrativos ou para serviços públicos. Healthcare Agency of the Year 1ª Area 23, New York 2ª Medulla Communications, Mumbai 3ª McCann Health, New Delhi Healthcare Network of the Year 1ª McCann Health 2ª FCB Health 3ª The CDM Group Prêmios honorários previamente anunciados: Leão de São Marcos David Droga, da Droga5 (leia mais aqui) Voltado a profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da criatividade na comunicação durante sua carreira. Introduzido em 2011, o prêmio já foi concedido a Marcello Serpa (ex-sócio da AlmapBBDO, em 2016), Bob Greenberg (R/GA, em 2015), Joe Pytka (diretor, em 2014), Lee Clow (Media Arts Lab, em 2013), Dan Wieden (W+K, em 2012) e John Hegarty (BBH, em 2011). Creative Marketer of the Year Burger King, que soma 76 prêmios em Cannes, incluindo dois Grand Prix em 2015 (para “McWhopper”) e o Grand Prix de Titanium em 2007 (“X Box King Games”). O troféu de Anunciante do Ano será entregue para Axel Schwan, CMO global do Burger King e para o brasileiro Fernando Machado, líder de marketing da marca no mundo (leia mais aqui) O prêmio existe desde 1992 e já foi entregue para executivos de empresas como Samsung (2015), McDonald´s (2014), Coca-Cola (2013), Mars (2012), Ikea (2011), Unilever (2010), Volkswagen, P&G, Honda e Adidas, entre outros. Apenas Nike (2003 e 1994) e Heineken (2015 e 1995) receberam duas vezes. Media Person of the Year Lucian Grainge, chairman and CEO of Universal Music Group Entregue desde 1999, o prêmio já teve vencedores como Silvio Berlusconi (1999), Steve Ballmer (Microsoft, em 2008), Mark Zuckerberg (Facebook, em 2010), Eric Schmidt (Google, em 2011), Jack Dorsey (Twitter, em 2012), Salar Kamangar (YouTube, em 2013), Richard Pelpler (HBO, em 2014) e Sy Lau (ITS Online Media Group e Tencent, em 2015). No ano passado, foi entregue a Shane Smith, fundador e CEO da Vice Media. Cannes LionHeart Richard Curtis, fundador do Project Everyone, co-fundador e vice-presidente da Comic Relief, será homenageado também pelo envolvimento em iniciativas de caridade que incluem Red Nose Day e a campanha Make Poverty History Prêmio honorário que estreou em 2015 e é dedicado a alguém cujo pensamento inovador sobre o uso da força das marcas comerciais tenha feito diferença positiva para as pessoas e o planeta. Em 2015, foi concedido a Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e presidente do The Climate Reality Project. Em 2016, o homenageado foi Blake Mycoskie, criador da marca de calçados TOMS, sigla em inglês de Shoes for Better Tomorrows.

Patrocínio

Cobertura 2023

O que é o Cannes Lions?

O Festival Internacional de Criatividade, mais conhecido como Cannes Lions, é o principal evento global de avaliação de ações de comunicação comercial desenvolvidas para marcas. Nascido em 1954, ele foi criado pela associação de exibidores de publicidade em cinema, a Screen Advertising World Association (Sawa), mas hoje pertence à Ascential, empresa britânica de mídia business-to-business, especializada em exposições, festivais e serviços de informação. O Cannes Lions acontece todos os anos no mês de junho, sendo realizado na cidade de Cannes, no sul da França.

Brasil no Festival Cannes Lions

Além de ser o terceiro maior participante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes em número de inscrições, o Brasil é sempre um dos mais premiados, ficando, geralmente, atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Na edição de 2022 do Cannes Lions, o Brasil conquistou 70 Leões, sendo: 10 de Ouro, 24 de Prata e 36 de Bronze, o que superou a marca de 67 troféus ganhos no Cannes Lions 2021. No total, o Cannes Lions 2022 concedeu 836 troféus.

Como funciona a premiação do Festival de Publicidade de Cannes?

Os prêmios do Festival Internacional de Criatividade de Cannes são divididos em Grand Prix, Leões de Ouro, Leões de Prata e Leões de Bronze. Cada categoria possui um júri composto por publicitários de vários países (com preferência para países com maior número de inscrição de peças no festival), além de um presidente de júri. Paralelamente às premiações do Cannes Lions, ocorre uma programação de seminários, workshops, exposições e encontros de negócios que movimentam a indústria de comunicação, marketing e mídia, atraindo executivos de todo o mundo.

Quem são os brasileiros no júri do Cannes Lions 2024?

O Cannes Lions 2024 terá presença recorde de brasileiros no júri para avaliar os trabalhos inscritos no festival. Serão 36 profissionais, entre eles, Diego Machado, chief creative officer global da AKQA, e Anselmo Ramos, fundador e chairman criativo da Gut. Os profissionais presidirão, respectivamente, os júris de Innovation e Brand Experience e Activaction.

Confira aqui a lista completa de brasileiros no júri do Cannes Lions 2024, incluindo aqueles que atuam em agências e empresas de outros países.