Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Leões - Prêmios Especiais

Holding Company of the Year 1ª Omnicom 2ª Interpublic 3ª WPP Network of the Year 1ª McCann Worldgroup 2ª DDB Worldwide 3ª FCB Agency of the Year 1ª Wieden+Kennedy, Portland 2ª McCann New York 3ª Droga5, New York Independent Agency of the Year 1ª Wieden+Kennedy, Portland 2ª Droga5, New York 3ª John X Hannes, New York Palme d'Or 1ª Park Pictures, USA 2ª Hungry Man,USA 3ª Somesuch, UK Creative Brand of the Year 1ª Burger King 2ª Nike 3ª Ikea Media Network of the Year 1ª Mindshare 2ª Starcom 3ª MediaCom Healthcare Network of the Year 1ª McCann Health 2ª FCB Health 3ª Havas Health & You Healthcare Agency of the Year 1ª McCann Health, Shanghai 2ª Area 23, An FCB Health Network Company, New York 3ª Havas Lynx, Manchester Pela primeira vez, o festival divulgou, mas não premiou, as agências líderes por Track. Agency of the Year - Reach Track 1ª VMLY&R Kansas City 2ª ForsBodenfors 3ª FCB New York Agency of the Year - Good Track 1ª VMLY&R Poland 2ª AMVBBDO London 3ª ClemengerBBDO Agency of the Year - Experience Track 1ª McCann New York 2ª RKB Communication Stockholm 3ª Leo Burnett Chicago Agency of the Year - Entertainment Track 1ª W+K Portland 2ª AKQA São Paulo 3ª UM Studios New York Agency of the Year - Craft Track 1ª Droga5 2ª DDB Paris 3ª Virtue Copenhagen Agency of the Year - Communcation Track 1ª W+K Portland 2ª Droga5 3ª McCann New York Independent Agency of the Year - Reach Track 1ª W+K Portland 2ª Tech and Soul São Paulo 3ª Droga5 New York Independent Agency of the Year - Good Track 1ª RBK Communication Stockholm 2ª W+K Portland 3ª Serviceplan Munich Independent Agency of the Year - Experience Track 1ª RBK Communication Stockholm 2ª Serviceplan France 2ª Tech and Soul São Paulo 2ª Vayner Media New York Independent Agency of the Year - Entertainment Track 1ª W+K Portland 2ª John X Hannes New York 3ª Artplan Brasília Independent Agency of the Year - Craft Track 1ª Droga5 New York 2ª Droga5 London 3ª John X Hannes New York Independent Agency's of the Year - Communcation Track 1ª W+K Portland 2ª Droga5 3ª W+K São Paulo Homenagens escolhidas pela organização do festival e previamente anunciadas: Leão de São Marcos O festival repete o feito do ano passado e entrega, mais uma vez, o troféu a uma dupla: os homenageados da vez são Jeff Goodby e Rich Silverstein, fundadores da Goodby, Silverstein & Partners. Ano passado, o Leão foi entregue aos irmãos indianos Piyush Pandey, diretor criativo da Ogilvy na Asia, e Prasoon Pandey, cineasta (leia mais aqui) Recebem o Leão de São Marco os profissionais que, ao longo de suas trajetórias, deixaram um legado criativo para a comunicação. O prêmio foi introduzido em 2011 e já foi concedido a David Droga (Droga5, em 2017), Marcello Serpa (ex-sócio da AlmapBBDO, em 2016), Bob Greenberg (R/GA, em 2015), Joe Pytka (diretor, em 2014), Lee Clow (Media Arts Lab, em 2013), Dan Wieden (W+K, em 2012) e John Hegarty (BBH, em 2011). Creative Marketer of the Year A Apple conquista sua primeira estatueta de marca mais criativa do ano no festival, honraria que ano passado foi entregue a outro anunciante tech, o Google. De acordo com a organização, a Apple conseguiu atingir excelência criativa em seus produtos, plataformas e ao mesmo tempo se destacar na comunicação publicitária. É da marca o Grand Prix em Entertainment Lions for Music de 2018, com o comercial ‘Welcome Home”, dirigido por Spike Jonze (leia mais aqui). O prêmio existe desde 1992 e já foi entregue para empresas como Burger King (2017), Samsung (2016), McDonald´s (2014), Coca-Cola (2013), Mars (2012), Ikea (2011), Unilever (2010), Volkswagen, P&G, Honda e Adidas, entre outros. Apenas Nike (2003 e 1994) e Heineken (2015 e 1995) receberam duas vezes. Media Person of the Year O Festival entrega o título de profissional de mídia do ano a Jeffrey Katzenberg, fundador e chairman da plataforma de mídia mobile Quibi e sócio e cofundador da WndrCo, grupo que investe e desenvolver negócios de tecnologia. Entregue desde 1999, o prêmio já foi concedido a Silvio Berlusconi (1999), Mark Zuckerberg (Facebook, em 2010), Eric Schmidt (Google, em 2011), Jack Dorsey (Twitter, em 2012), Salar Kamangar (YouTube, em 2013), Richard Pelpler (HBO, em 2014), Sy Lau (ITS Online Media Group e Tencent, em 2015), Shane Smith (Vice Media, em 2016) e Lucian Grainge (Universal Music Group, em 2017). Ano passado, porém, o troféu não foi entregue a uma personalidade, mas a uma marca, o Spotify. Cannes LionHeart Phumzle Mlambo-Ngcuka, secretária geral das Nações Unidas e diretora executiva da UN Women, receberá este troféu especial em reconhecimento a seu ativismo pelas mulheres, pelos direitos humanos e justiça social, além de sua liderança na iniciativa The Unstereotype Alliance. A homenagem estreou em 2015 e é dedicada a alguém cujo pensamento inovador sobre o uso da força das marcas comerciais tenha feito diferença positiva para as pessoas e o planeta. O prêmio já foi concedido a Al Gore (The Climate Reality Project, 2015), Blake Mycoskie (Toms, 2016), Richard Curtis (Comic Relief, 2017) e Paul Polman (Unilever, 2018). Entertainment Person of the Year Lorne Michaels, produtor do Saturday Night Live, é o homenageado no primeiro ano deste prêmio.

Patrocínio

Cobertura 2023

O que é o Cannes Lions?

O Festival Internacional de Criatividade, mais conhecido como Cannes Lions, é o principal evento global de avaliação de ações de comunicação comercial desenvolvidas para marcas. Nascido em 1954, ele foi criado pela associação de exibidores de publicidade em cinema, a Screen Advertising World Association (Sawa), mas hoje pertence à Ascential, empresa britânica de mídia business-to-business, especializada em exposições, festivais e serviços de informação. O Cannes Lions acontece todos os anos no mês de junho, sendo realizado na cidade de Cannes, no sul da França.

Brasil no Festival Cannes Lions

Além de ser o terceiro maior participante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes em número de inscrições, o Brasil é sempre um dos mais premiados, ficando, geralmente, atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Na edição de 2022 do Cannes Lions, o Brasil conquistou 70 Leões, sendo: 10 de Ouro, 24 de Prata e 36 de Bronze, o que superou a marca de 67 troféus ganhos no Cannes Lions 2021. No total, o Cannes Lions 2022 concedeu 836 troféus.

Como funciona a premiação do Festival de Publicidade de Cannes?

Os prêmios do Festival Internacional de Criatividade de Cannes são divididos em Grand Prix, Leões de Ouro, Leões de Prata e Leões de Bronze. Cada categoria possui um júri composto por publicitários de vários países (com preferência para países com maior número de inscrição de peças no festival), além de um presidente de júri. Paralelamente às premiações do Cannes Lions, ocorre uma programação de seminários, workshops, exposições e encontros de negócios que movimentam a indústria de comunicação, marketing e mídia, atraindo executivos de todo o mundo.

Quem são os brasileiros no júri do Cannes Lions 2024?

O Cannes Lions 2024 terá presença recorde de brasileiros no júri para avaliar os trabalhos inscritos no festival. Serão 36 profissionais, entre eles, Diego Machado, chief creative officer global da AKQA, e Anselmo Ramos, fundador e chairman criativo da Gut. Os profissionais presidirão, respectivamente, os júris de Innovation e Brand Experience e Activaction.

Confira aqui a lista completa de brasileiros no júri do Cannes Lions 2024, incluindo aqueles que atuam em agências e empresas de outros países.