Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Leões - Leões Brasileiros

As agências brasileiras encerraram sua participação no Cannes Lions 2021 com 67 Leões nas 28 competições do festival: 3 Grand Prix, 13 Leões de Ouro, 17 de Prata e 34 de Bronze — o menor número de prêmios em Cannes desde 2012 (em 2011 foram 65; e o recorde são os 116 de 2014). Nunca antes na história do Cannes Lions o Brasil havia conquistado três Grand Prix em uma só edição. No júri de Entertainment for Sport, o case escolhido para Grand Prix foi “Salla 2023”, criado pela Africa para House of Lapland, órgão que promove a região da Lapônia, no extremo norte da Finlândia, como destino de viagens e negócios. A ação, mais premiada no festival desse ano entre as campanhas criadas no Brasil, apresenta a inusitada campanha da pequena cidade finlandesa de Salla, que sofre as consequências das mudanças climáticas no Círculo Polar Ártico, a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2032. Esse foi o segundo Grand Prix em Cannes da história da Africa, que, em 2018, conquistou o prêmio principal de Print & Publishing, com “Tagwords”, para Budweiser. A Africa foi a agência brasileira mais premiada de 2021, com folga, somando 1 Grand Prix, 6 Ouros, 4 Pratas e 10 Bronzes. O pódio nacional se completa com AKQA (3 Ouros, 5 Pratas e 4 Bronzes) e VMLY&R (1 Grand Prix, 1 Ouro, 4 Pratas e 3 Bronzes), que foi nomeada a Agency of the Festival na track Good do Cannes Lions. A performance da VMLY&R foi coroada com o Grand Prix de Glass, conquistado pela primeira vez pelo mercado brasileiro, com o case “Eu Sou”, criado para Starbucks, que ajudou pessoas trans a mudarem seus nomes oficialmente. É também o primeiro Grand Prix em Cannes do escritório brasileiro da agência e das duas marcas que a originaram no ano passado: VML e Y&R. O mesmo ocorre com a Gut, já na primeira participação em Cannes da jovem agência fundada em 2018 pelo brasileiro Anselmo Ramos e o argentino Gaston Bigio, ambos egressos da David, do Grupo Ogilvy, no WPP. O Grand Prix foi conquistado na área de Entertainment for Music, com “Parada no Feed”, ação criada para o Mercado Livre, que realizou uma ocupação virtual da Avenida Paulista, no Instagram, após o cancelamento da Parada do Orgulho em São Paulo, no ano passado. É a segunda vez seguida que o Brasil conquista o prêmio máximo em Entertainment for Music no Cannes Lions, já que, em 2019, a AKQA foi premiada com “Bluesman”, clipe criado para o cantor Baco Exu do Blues. A Gut foi apontada pelo Cannes Lions como a melhor agência independente na track Entertainment. Na sexta-feira, 25, foi oficializado o Grand Prix de Glass, adiantado por Meio & Mensagem na terça-feira, 22, para “Eu Sou”, criado pela VMLY&R para Starbucks. Foi o único prêmio brasileiro nesta categoria em 2021. A VMLY&R conquistou ainda 1 Ouro e 1 Bronze em Sustainable Development Goals com o case "The Commitment", para CCWD. Em Film, o Brasil ganhou 1 Prata ("Let Her Run", da Africa para SporTV) e 5 Bronzes (“Nós assistimos tudo”, da AKQA para Netflix, “Cidade Inerte”, da Wunderman Thompson para ONU, “BK na madruga”, da David para Burger King; “Salla 2032”, da Africa para House of Lapland; e "Let Her Run", da Africa para SporTV). Ainda foram divulgados nesta sexta, os resultados de Titanium, área em que o Brasil não foi premiado. O destaque da quinta-feira, 24, foi a AKQA, que conquistou 2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze em Mobile (“Stranger Antena”, para Netflix, ganhou 1 Ouro e 1 Prata; “Código da Consciência”, para Instituto Raoni, 1 Ouro e 1 Bronze); e 1 Ouro e 1 Prata em Radio & Audio (ambos para "Becks Frequency", para cerveja Becks). Em Mobile, ainda houve 1 Ouro para “Feed Parede”, da Gut para Mercado Livre. E, em Radio & Audio, 1 Bronze para "Alexa's Burnout", da Africa para Associação Brasileira de Psiquiatria. Em Brand Experience & Activaction, o Brasil conquistou 1 Ouro e 1 Prata com "#GoEqual”, da Africa para Go Equal Movement; 1 Prata com “Eu Sou”, da VMLY&R para Starbucks; e 1 Bronze com “Marcas na Lata”, da Soko para Guaraná Antarctica. Outras duas áreas divulgaram resultados na quinta, com 1 Bronze para o Brasil em cada: Creative e-commerce (“Shopping Inside Songs”, da Ogilvy para Magazine Luiza) e Creative Business Transformation ("Ela Santander", da VMLY&R para Santander). O Brasil ficou sem prêmios em Innovation e Creative Effectiveness. Na quarta-feira, 23, foram confirmados os dois Grand Prix do Brasil, que Meio & Mensagem noticiou no sábado. Um dos dois Grand Prix de Entertainment for Sport ficou com a Africa, pelo case “Salla 2032”, criado para para House of Lapland, órgão que promove a região da Lapônia, no extremo norte da Finlândia, como destino de viagens e negócios. E um dos dois Grand Prix de Entertainment for Music foi para o case “Parada no Feed”, da Gut para Mercado Livre. Esse foi o único prêmio brasileiro em Entertainment for Music. Já em Entertainment for Sport, o País conquistou ainda 1 Prata (“Streamers em Perigo”, da VMLY&R para Greenpeace) e 3 Bronzes (“Let Her Run”, da Africa para Sportv; “Flamengaço”, da Ogilvy para Adidas; e “Hino”, da VMLY&R para Santander). Em Entertainment, o especial de Natal “Juntos a Magia Acontece”, da WMcCann para Coca-Cola, exibido pela Globo no fim de 2019, conquistou um Leão de Ouro. Houve ainda 1 Prata (“Dance Awakening”, da AKQA para Nike) e 1 Bronze (“HerShe”, da BETC Havas para Hershey’s) para o Brasil. A quarta-feira teve ainda os resultados de três categorias mais técnicas. Em Industry Craft, a Africa conquistou Ouro com "O Valor da Notícia", para Folha de S.Paulo. Publicis (“Cozinha às cegas”, para Maggi) e BETC Havas (“HerShe”, para Hershey’s) conquistaram Bronzes. Em Digital Craft, a AKQA conquistou Prata com “Código da Consciência”, criado para o Instituto Raoni. E em Film Craft, houve apenas um Bronze para “Cidade Inerte”, da Wunderman Thompson e Saigon para ONU. Na terça-feira, 22, saiu o resultado de PR, com o case “Salla 2032”, da Africa, conquistando quase todos os prêmios brasileiros: 2 Ouros e 1 Bronze. Houve um segundo Bronze para “Jesus our Supporter”, da Ogilvy para Adidas. Em Direct, mais 1 Ouro e 1 Bronze para “Salla 2032” e um segundo Bronze para Africa, por “Responsible Billboards”, para ABInbev. Também foram divulgados na terça os resultados de Media: 2 Pratas, sendo uma para VMLY&R e Suno United Creators (“A Gente Banca”, para Santander), e outra para Cheil (“Anti Bullying Skin”, para Samsung); e dois Bronzes para AKQA (“Silence”, para Deezer) e Soko (“She Can”, para Guaraná Antarctica). Essas duas agências, AKQA e Soko também ganharam uma Prata cada, respectivamente nas áreas de Creative Data (“Código da Consciência”, para Instituto Raoni) e Creative Strategy (“She Can”, para Guaraná Antarctica). Em Social & Influencer, Bronzes para Africa (“Go Equal”, para Go Equal Movement) e FCB (“SweetBlock”, para Abraji e Congresso em Foco). Das áreas que tiveram resultado divulgado na segunda, 21, o Brasil se saiu melhor em Outdoor (1 Ouro, 3 Pratas e 2 Bronzes) e Print & Publishing (1 Ouro, 1 Prata e 3 Bronzes). A AlmapBBDO conquistou o único Ouro do País em Outdoor, com “Backstage”, para Havaianas. As Pratas foram para “O Valor da Notícia”, da Africa para Folha de S.Paulo; “A Gente Banca”, da VMLY&R e Suno United Creators para Santander; e “Doritos Wasabi”, da AlmapBBDO para Doritos (PepsiCo). E os dois Bronzes foram para a AlmapBBDO, por “Doritos Wasabi” e “The Hunger Cast”, para Snickers. Em Print & Publishing, destaque para “O Valor da Notícia”, da Africa para Folha de S.Paulo, que conquistou 1 Ouro e 1 Prata. Houve ainda 3 Bronzes para “Filho”, da Leo Burnett Tailor Made para ABTO; “Racismo Descoberto”, da Africa para Museu Afro Brasil; e “Moda Verdadeira”, da AlmapBBDO para Havaianas. Há ainda 1 Prata em Outdoor para o case “In Someone Else’s Shoes”, que foi inscrito no Cannes Lions pela produtora de som brasileira Tesis, mas foi criado pela Arnold Boston para o Santander, com o brasileiro Ícaro Doria como chief creative officer. Em Pharma, foram 1 Prata (“Idverse”, da Havas Health & You e Estúdio Colletivo Design) e 1 Bronze (“Beautiful Dreamer”, da TracyLocke para Pfizer) para o Brasil, além disso, as produtoras Canja Audio e Fuze Images, ambas de Curitiba, participam do case vencedor do Grand Prix: “Sick Beats”, da Area 23 New York para Woojer. Já em Health & Wellness o Brasil não conquistou nenhum troféu. Em Design, o Brasil conquistou 2 Bronzes, com trabalhos de Africa ("Salla 2032", para House of Lapland) e AKQA (“Código da Consciência”, para Instituto Raoni). Confira todos os Grand Prix e Leões brasileiros divulgados oficialmente na seção Leões deste site, e as campanhas brasileiras finalistas em Shortlists.

Patrocínio

Cobertura 2023

O que é o Cannes Lions?

O Festival Internacional de Criatividade, mais conhecido como Cannes Lions, é o principal evento global de avaliação de ações de comunicação comercial desenvolvidas para marcas. Nascido em 1954, ele foi criado pela associação de exibidores de publicidade em cinema, a Screen Advertising World Association (Sawa), mas hoje pertence à Ascential, empresa britânica de mídia business-to-business, especializada em exposições, festivais e serviços de informação. O Cannes Lions acontece todos os anos no mês de junho, sendo realizado na cidade de Cannes, no sul da França.

Brasil no Festival Cannes Lions

Além de ser o terceiro maior participante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes em número de inscrições, o Brasil é sempre um dos mais premiados, ficando, geralmente, atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Na edição de 2022 do Cannes Lions, o Brasil conquistou 70 Leões, sendo: 10 de Ouro, 24 de Prata e 36 de Bronze, o que superou a marca de 67 troféus ganhos no Cannes Lions 2021. No total, o Cannes Lions 2022 concedeu 836 troféus.

Como funciona a premiação do Festival de Publicidade de Cannes?

Os prêmios do Festival Internacional de Criatividade de Cannes são divididos em Grand Prix, Leões de Ouro, Leões de Prata e Leões de Bronze. Cada categoria possui um júri composto por publicitários de vários países (com preferência para países com maior número de inscrição de peças no festival), além de um presidente de júri. Paralelamente às premiações do Cannes Lions, ocorre uma programação de seminários, workshops, exposições e encontros de negócios que movimentam a indústria de comunicação, marketing e mídia, atraindo executivos de todo o mundo.

Quem são os brasileiros no júri do Cannes Lions 2024?

O Cannes Lions 2024 terá presença recorde de brasileiros no júri para avaliar os trabalhos inscritos no festival. Serão 36 profissionais, entre eles, Diego Machado, chief creative officer global da AKQA, e Anselmo Ramos, fundador e chairman criativo da Gut. Os profissionais presidirão, respectivamente, os júris de Innovation e Brand Experience e Activaction.

Confira aqui a lista completa de brasileiros no júri do Cannes Lions 2024, incluindo aqueles que atuam em agências e empresas de outros países.