Aos dez anos, Coala Festival celebra história e expansão
Em 10ª edição, festival tem novo palco e terraço em colaboração com patrocinadores e presta homenagem à sua história e sua primeira edição em Portugal
Aos dez anos, Coala Festival celebra história e expansão
BuscarAos dez anos, Coala Festival celebra história e expansão
BuscarEm 10ª edição, festival tem novo palco e terraço em colaboração com patrocinadores e presta homenagem à sua história e sua primeira edição em Portugal
Thaís Monteiro
4 de setembro de 2024 - 6h00
Entre 6 e 8 de setembro, o Coala Festival celebra os dez anos do evento e da operação com um line-up que faz ode à década de história. O evento acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, e será transmitido, pela primeira vez, no Disney+. Além disso, a décima edição do evento conta com oito marcas patrocinadoras.
O Coala Festival foi criado em 2014 com a proposta de fortalecer o cenário musical brasileiro. Assim, a primeira edição, em março, recebeu artistas de renome nacional, como Criolo, Tom Zé, O Terno, Trupe Chá de Boldo, Charlie e Os Marretas e 5 a Seco.
Ao longos dos anos, o festival abriu portas para o novo, seja em shows especiais ao unir artistas de gêneros distintos, ou em termos de negócios. Em 2018, empresa lançou um estúdio criativo junto à AKQA, o AKQA Coala.Lab, e o Coala Records, que trabalha na produção de discos. Essa foi a primeira empreitada em expansão de negócios.
Hoje, o guarda-chuva Coala Music, criado em 2023, conta com várias frentes: festival (Coala Festival), selo fonográfico (Coala Records), gerenciamento de carreira (Coala Management), consultoria (Coala Studios), agência criativa (AKQA Coala.Lab) e plataforma de conteúdo digital (Coala TV). Mais recentemente, a Coala Music começou a atuar em turnês, como a de Tim Bernardes, O Terno, BK e Liniker.
“De lá pra cá, a nossa atuação dentro do mercado da música cresceu exponencialmente. Sinto que conseguimos mostrar para o mercado que o Coala deixou de ser apenas um festival e se tornou um parceiro para qualquer projeto relacionado a música”, compartilha o sócio-fundador e curador do festival, Gabriel Andrade.
Este ano, o festival ganhou sua primeira edição internacional, em Lisboa. A organização irá repetir o feito em 2025. Ainda assim, Andrade afirma que o evento está em fase beta. “Significa que o festival está sempre em construção e nunca em sua versão final. Nós sempre testamos coisas novas em momentos apropriados e os 10 anos do Coala é uma dessas ocasiões, onde vamos testar uma versão do evento com atualizações na experiência”, explica.
Em homenagem aos dez anos do festival, a 10ª edição do Coala Festival trás de volta aos palcos artistas que se apresentaram na primeira edição do evento. Assim, o line-up inclui Planet Hemp, Lulu Santos, Os Paralamas do Sucesso, O Terno, Criolo, entre outros.
Conforme Andrade, a temática dos 10 anos vai estar presente em vários pontos de contato do evento. “O Coala 10 anos segue o mesmo raciocínio que viemos desenvolvendo ao longo dessa década, mas, dessa vez, o evento se propõe a relembrar a nossa história e apontar caminhos para o futuro”, explica.
Adicionalmente, a empresa convidou o selo de DJs Enchufada, de Lisboa, para se apresentar no evento, em referência à primeira edição do festival em Portugal. “Aponta o caminho que queremos para o Coala no Brasil também”, diz. A celebração também ganha espaço na comunicação visual dentro e fora do festival e no merchandising.
Além disso, o festival conta com novidades que estão diretamente ligadas às marcas patrocinadoras. Segundo a empresa, este ano o evento tem recorde de marcas participantes. Este ano, Amstel apresenta o Coala Festival e a Elo é o meio de pagamento oficial. Na lista de patrocinadoes, ainda figuram Leão e TIM. Natura, Jameson. Amstel Vibes e Chilli Beans são apoiadores.
A edição terá um terceiro palco, patrocinado pela TIM, e um terraço oferecido por Amstel, que estreia no patrocínio ao evento. Conforme o executivo, o investimento das marcas representa 40% da receita do festival.
Por sua vez, Elo oferece descontos para clientes, incluindo a pré-venda. Leão apresenta uma área de descanso e distribuirá bucket hats. Natura irá oferecer produtos ao público. Jameson apresentará os sets de DJs no palco principal.
Outras marcas presentes são: Crystal, Umbro, Altafonte, Boa Music Rights, aLeda, BlaBlaCar, Tereos, Rádio Eldorado, Melted e Bullguer. Nos bastidodres, Altafonte fará a ponte entre artistas de players do mercado publicitário. Aleda oferece a seda oficial do evento e terá uma edição especial do produto em colaboração com Coala Festival. Como media partner, Melted fará conteúdos ireverentes sobre o evento. A Rádio Eldorado terá quadros exclusivos sobre o festival. E BlaBlaCar oferecerá descontos para o público.
“No Coala, sempre pensamos nas marcas como colaboradoras da experiência do festival. Então, nós as ajudamos a criar ativações de marca que gerem valor para o público final e para a fluidez da experiência do festival”, coloca o executivo.
Outra novidade se dá na esfera das transmissões. Na semana passada, o Disney+ anunciou a transmissão do festival em seu streaming para assinantes. Não é a primeira vez que o evento ganha plataformas de streaming. Em 2020, o evento teve uma edição no YouTube e no TNT. Já em 2022, a empresa transmitiu o evento no seu canal no YouTube.
A parceria com o Disney+ ocorreu a partir de iniciativa da empresa, que buscou parceiros para transmitir o evento. Andrade explica que ocorreu maior sinergia com a Disney. “Eles entendem o produto, a nossa visão do que é a transmissão do Coala e toparam embarcar com a gente nessa”, conta.
Além disso, não é a primeira vez que Disney+ exibe shows ao vivo. Em 2023, a empresa televisionou o show de Paul McCartney no Maracanã.
O contrato vale para esta edição do evento, mas a empresa acredita que a união tem potencial de se estender. Mesmo assim, a Coala Music seguirá transmitindo todos os próximos eventos em diante.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos