123Milhas: Procon-SP abre investigação contra a empresa
Entidade de proteção e defesa do consumidor diz que companhia não respondeu os esclarecimentos sobre a suspensão da emissão das passagens e pacotes de viagens de forma satisfatória
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Bárbara Sacchitiello
25 de agosto de 2023 - 6h20
Depois de ter enviado notificação à 123Milhas solicitando esclarecimentos a respeito da suspensão da emissão de passagens e de pacotes de viagens, o Procon-SP comunicou nessa quinta-feira, 24, que abriu procedimento investigatório para avaliar a conduta da empresa.
Segundo o Procon-SP, os pedidos de esclarecimentos preliminares feitos a 123Milhas não foram respondidos de forma satisfatório.
Esses questionamentos, segundo a entidade de defesa do consumidor, tinham como foco as causas, providências, impactos e soluções oferecidas aos clientes que tiveram as aquisições suspensas unilateralmente pelas empresas.
“Agora, o próximo passo é analisar as reclamações registradas pelos consumidores para apurar eventuais irregularidades e a possibilidade de imposição de sanções, conforme o artigo 56 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, como a aplicação de multa, por exemplo, a depender de cada situação”, diz o comunicado do Procon-SP.
Ainda, o órgão de defesa recomenda aos consumidores que continuem buscando contado direto com a 123Milhas, para avaliar as propostas de compensação. Apesar disso, o Procon-SP reforçou que a escolha dessa compensação sempre será do consumidor.
Na noite de 18 de agosto, a 123Milhas divulgou nas redes sociais que suspendeu a emissão de pacotes de viagens e passagens válidos de setembro a dezembro deste ano.
A 123Milhas disse que, devido a “circunstâncias alheias” a sua vontade, a “linha PROMO está suspensa para comercialização e as passagens com embarque previsto para setembro a dezembro de 2023 não serão emitidas.”
Segundo a companhia, serão devolvidos integralmente os valores pagos, acrescidos de correção monetária, em forma de vouchers, que poderão ser utilizados em novas compras, na própria plataforma, em um prazo de 36 meses.
As promoções e ofertas da 123Milhas foram amplamente divulgadas ao público por conta de investimentos ostensivos em marketing feitos pela empresa nos últimos anos.
De acordo com o ranking Agências & Anunciantes, publicado por Meio & Mensagem em maio deste ano, em referência ao ano anterior (2022), a 123 Viagens e Turismo (empresa proprietária da 123Milhas) foi o segundo maior anunciante do Brasil.
Em 2022, a 123Milhas investiu um total de R$ 1,185 bilhão em compra de mídia (espaço publicitário) nos veículos brasileiros.
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