20 anos depois, marca Mussum segue em alta
Ex-sambista e humorista falecido em 1994 inspirou uma marca de cerveja e uma grife de roupas
Ex-sambista e humorista falecido em 1994 inspirou uma marca de cerveja e uma grife de roupas
Fernando Murad
29 de julho de 2014 - 3h15
Antônio Carlos Bernardes Gomes nasceu no Morro da Cachoeirinha, na zona norte do Rio de Janeiro. Filho de empregada doméstica, passou parte da sua infância em um colégio interno, onde se profissionalizou como mecânico. Na juventude, passou oito anos como recruta da Aeronáutica. Mas foi já adulto e com o apelido de Mussum – dado por Grande Otelo em referência a um peixe escorregadio e liso – que entrou para a posteridade.
Apaixonado pela Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira e tocador de reco-reco, foi um dos fundadores do grupo Originais do Samba, que fez sucesso nas décadas de 1960 e 1970. Ainda nos anos 70, recebeu o convite para ingressar na trupe de Renato Aragão e Dedé Santana, Os Trapalhões. Famoso pelo seu jeito caricato de falar, encerrando as palavras com a terminação "is", logo caiu no gosto popular e deixou o grupo de samba para seguir a carreira de humorista na televisão e no cinema.
Mussum faleceu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, depois de não resistir a um transplante de coração. Mas mesmo 20 anos depois, o artista segue em alta com a audiência. Hoje, Mussum é marca de cerveja e também grife de camisas que estampam expressões consagradas pelo ex-sambista.
A cerveja Biritis, criada pela Brassaria Ampolis, cervejaria artesanal fundada por Sandro Gomes, um dos filhos de Mussum, em parceria com Diogo Mello e Leonardo Costa, foi lançada em 2013 e é vendida em garrafas de 600 ml em pontos de venda de São Paulo e Rio de Janeiro.
Também no ano passado, o Grupo Reserva, que atua no mercado de moda, assinou um contrato de licenciamento com a família do humorista para criar uma grife de camisetas. A marca UseMussum vende peças masculinas e femininas com estampas como "Bar do Colombis, Cada golada é um tombis", “Branca de Nevis e Os Sete Galões”, "The Jackson Faivis" e “Sambis que eu gosto”.
O programa De Lá pra Cá, da TV Brasil, fez um especial sobre Mussum. Veja aqui.
Compartilhe
Veja também
Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé
Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário