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Marketing

Warc mapeia as 5 principais tendências globais para os negócios em 2025

Mais da metade (65%) dos mais de mil profissionais de marketing ouvidos pelo estudo Marketer’s Toolkit se dizem otimistas em relação ao próximo ano


12 de novembro de 2024 - 15h00

Para a 14ª edição do Marketer’s Toolkit, Warc entrevistou 1.165 executivos de marketing de diversas partes do mundo (Crédito: Shutterstock)

Dos 1.165 profissionais de marketing consultados pela Warc para o estudo Marketer’s Toolkit 2025, mais da metade (65%) se diz otimista em relação aos negócios para o próximo ano.

A 14ª edição do estudo, que busca contribuir com as estratégias e planejamento dos executivos para os próximos meses, traz cinco tendências apontadas por líderes de marketing de todo o mundo, que foram entrevistados de maneira individual pela equipe de análise e insights da empresa.

De acordo com a companhia, os investimentos globais em publicidade deverão atingir US$ 1,15 trilhão em 2025. “Embora um crescimento rápido em nível mundial seja improvável em 2025, há razões para esperar mais estabilidade em comparação aos últimos anos, à medida que os bancos centrais recuperam o controle sobre a inflação e as taxas de juros diminuem”, disse Aditya Kishore, diretor de insights da Warc, em nota.

Confira as principais tendências apontadas pelo Marketer’s Toolkit 2025:

1) Aproveitamento da retomada econômica:

dois terços (65%) dos profissionais de marketing consultados pela pesquisa acreditam que o ambiente de negócios em 2025 será melhor do que o vivenciado em 2024.

Isso se deve, em parte, à queda da inflação, o que ajuda na recuperação da confiança do consumidor.

Nesse sentido, o desafio dos profissionais de marketing é comunicar de maneira eficiente eventuais aumentos de preço e manter o poder de precificação.

Um dos conselhos da Warc é que a área de marketing evite mudanças recorrentes na publicidade nesse contexto.

2) Garantir experiências positivas para os clientes.

Um montante de US$ 3,7 trilhões está em risco mediante devido a experiências ruins.

A maioria dos profissionais, aponta a pesquisa, gerencia apenas dois quesitos da experiência do público: design do site e/ou app e mensuração de satisfação.

É recomendado, portanto, que as companhias adaptem as estratégias mirando a memorabilidade dos consumidores em pontos-chave, como apps e pontos de venda.

3) Quase metade (40%) dos entrevistados espera que a segurança de marca exerça um “impacto significativo” nas estratégias de marketing nos próximos 12 meses

– aumento de dez pontos percentuais em três anos.

Em contrapartida, 8% planejam a redução do investimento em mídias sociais.

As big techs continuam sendo indispensáveis para os planos de marketing de muitos anunciantes. Segundo a Warc Media, Alphabet, Amazon e Meta responderão por 44% de todo o investimento global em publicidade neste ano.

4) Menos de um terço (32%) dos participantes estão alarmados pela influência da inteligência artificial (IA) e da sustentabilidade na compra de mídia.

O Marketing Toolkit alerta, porém, que os anunciantes façam a interseção entre esses temas, criando estruturas de sustentabilidade para que o impacto ambiental da IA na publicidade seja sustentável e escalável.

5) Era da atomização: 68% dos profissionais desconsideram consumidores que moram sozinhos.

O número de pessoas que moram sozinhas tem crescido nas últimas décadas. No ano passado, 484 milhões de lares eram ocupados por uma única pessoa, o que equivale a um quinto de todos os lares.

Esse índice deve crescer 48% até 2040, o que abre uma oportunidade para as marcas direcionarem produtos e serviços para esse público, prestando atenção na ressonância emocional adequada.

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