Como a Friboi pretende crescer na categoria de churrasco
Plano de marketing envolve presença em eventos, influenciadores especialistas e atualização de PDVs
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Caio Fulgêncio
31 de maio de 2024 - 6h10
Boa parte dos investimentos da Friboi dos últimos dois anos está voltada para expansão e fortalecimento da marca Maturatta na categoria de churrasco. Com isso, a empresa do grupo JBS está apostando em várias ações de lançamentos em grandes eventos, além de atualização dos postos de venda espalhados pelo Brasil.
Friboi investe no fortalecimento da marca Maturatta, voltada para a categoria de churrasco (Crédito: Divulgação)
Entre as novidades recentes, em maio, a marca lançou oficialmente a linguiça Maturatta, feita 100% de costela bovina. A apresentação ocorreu na Apas Show, mais importante feira brasileira de bebidas e alimentos, realizada em São Paulo.
Antes disso, há pouco mais de nove meses, a marca incluiu no portfólio a linha de hambúrguer bovino com cortes específicos para grelha, cultura forte principalmente nos Estados Unidos. Segundo Anne Napoli, CMO da Friboi, no Brasil, o item alcançou rapidamente bons resultados de aceitação no varejo, alcançando a liderança, com 31%, em hambúrguer bovino.
“Temos feito um trabalho bem intenso para consolidá-la (Maturatta) como top of mind de carne para churrasco. Agora, estamos com a linguiça de costela, que é uma inovação, porque sabemos que o mercado de linguiça é super consolidado. Entendemos que era importante tê-la no portfólio para churrasco, como um ‘abre alas’, ou seja, um aperitivo no começo do churrasco”, diz a executiva.
A meta ambiciosa de se tornar a “principal marca de churrasco do brasileiro” possui um plano de marketing à altura, com olhar dedicado aos pontos de venda. A estratégia conta com o Espaço Churras, um local que concentra todos os elementos necessários para o churrasco.
Atualmente, conforme a CMO, existem 600 espaços espalhados em supermercados do País. “É um trabalho forte também de inovação para facilitar para o consumidor”, ressalta.
Além disso, de forma ampla, desde 2023, a Friboi está atualizando as áreas de açougue com um plano de ambientação com painéis de LED, programa de gestão, treinamento e fidelização. O objetivo com isso é digitalizar a comunicação e se conectar melhor com os compradores. Nas embalagens, a empresa passou a incluir informações de receitas e cortes.
A marca tem ainda uma campanha robusta com outros pontos de contato, com os eventos entre os mais relevantes. Nessas ocasiões, um dos pilares estratégicos é uso de influenciadores “mestres churrasqueiros”, especialistas que “conhecem e sabem comunicar sobre o assunto”.
A comunicação também foca em mídias mais convencionais, com forte presença online e out-of-home (OOH). Com isso, a finalidade é criar uma linguagem mais contínua e fácil de ser alterada para divulgar as novidades. Nessa área, a Friboi tem uma parceria longeva com a Lew’Lara. Já em digital, o trabalho é com a Ginga.
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