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Marketing

A estratégia da Seara para ganhar espaço na ceia dos brasileiros

Investimento em inovação, diz a marca, faz com que cresça 30% contra a média do mercado, que está na casa de 10% em aves natalinas


20 de dezembro de 2024 - 14h00

No ano passado, o mercado de aves natalinas como um todo cresceu 10% e a Seara, marca da JBS, conseguiu elevar suas vendas desse tipo de produtos em 30%, segundo Rafael Palmer, diretor de marketing de Alimentos Preparados da Seara.

E, para 2024, a companhia seguirá a receita para repetir o feito de crescer bem acima da média do mercado. O ponto central da estratégia – que faz a empresa ganhar espaço num terreno por décadas dominado pela BRF, com suas marcas Sadia e Perdigão – tem sido o investimento em inovação.

Este ano, a comunicação tem foco na ave Fiesta, com a presença, nas ações, do cantor Thiaguinho. A marca, inclusive, fez uma inserção de merchandising nesta quarta-feira, 18, na novela Mania de Você, da Globo.

O desenvolvimento de produtos, comenta Rafael, tem sido pautado em pesquisas com os consumidores, com o objetivo, estabelecido há dois anos, de tornar a marca Seara também uma referência para o período natalino.

Assim, a oferta do Kit Fiesta foi amplamente trabalhada em pontos de venda e no B2B, já que as cestas frias são uma opção para muitas empresas que desejam presentear seus colaboradores nesta época.

Mas, no período, as marcas também buscam explorar os territórios adjacentes ao das aves, consumidas no Natal e Ano Novo. Por isso, a novidade para este ano é um kit de salames da linha Gourmet, em três sabores: vinho, queijo e alho negro. O capricho na embalagem, inclusive, vem da intenção de que o item seja presenteável.

O alvo, neste caso, segundo Luciara Rech Peil, diretora-executiva de Inovação e P&D da Seara é atender as mudanças de comportamento e configurações familiares. Ou seja, no período das festas, há vários encontros, e não apenas aquele das grandes famílias – embora este ainda siga importante – e há muito mais casos de famílias menores, ou mesmo de pessoas vivendo sozinhas ou com amigos, em pequenos apartamentos, segundo dados do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Logo, isso tudo demanda mais praticidade e agilidade.

Pesando nesse público, outra opção da marca é a linha Gourmet Defumados, que inclui o peru, que demora muito menos tempo para ficar pronto que o tradicional (este leva entre 3h e 3h30) e é mais fácil de armazenar, para quem vive em lares menores. E, por fim, pelo mesmo motivo a área de P&D trouxe a linha Pequenas Ceias, com produtos que têm em média 1 kg, após assados, como lombo, pernil desossado, peito de frango e peru recheado.

O time de inovação da Seara conta, hoje, com 80 pessoas. Essa equipe foi responsável pelo lançamento, em 2024, de 140 produtos.

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