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A importância da circularidade para a Coca-Cola

Empresa promove iniciativas para consumidores a respeito da cultura da retornabilidade


9 de junho de 2022 - 6h00

Iniciativa arrecadou mais de 7 mil garrafas retornáveis (Crédito: Divulgação)

Como parte do compromisso Mundo Sem Resíduos, a Coca-Cola Company promoveu no final de maio o evento “Vamos ser Diferentes”,  que tinha como objetivo conduzir os consumidores a entender a jornada das garrafas pet retornáveis. Esse é um dos movimentos da marca que giram em torno da pauta de circularidade e do impulsionamento desse produto. A intenção é que, até 2030, 25% do portfólio comercializado seja produzido com embalagens retornáveis.

Para isso, a companhia investe em iniciativas de educação da população e informação, trabalhando a circularidade das garrafas como um dos pilares importantes de sua comunicação. A empresa atingiu neste ano um índice de 34% de vendas de retornáveis na América Latina e tem como objetivo expandir a capacidade de produção de insumos a partir do investimento de US$ 500 milhões na região.

No âmbito de retornáveis, as iniciativas já são tradicionais. As embalagens de Coca-Cola Retornável fazem parte dos produtos da empresa há algum tempo. Em 2018, a companhia lançou uma embalagem universal, que pode se transformar em Fanta Laranja, sucos Dell Valle ou Guaraná Jesus.

A gerente sênior de Comunicação de Cone Sul, Daniela Valverde, explica que a indústria, muitas vezes, têm a impressão de que as embalagens retornáveis são mais caras, em comparação às tradicionais, por isso a importância de reforçar a pauta, além do seu valor de sustentabilidade. “Por muito tempo a embalagem tinha uma perspectiva de valor, mas o que faz sentido para nós, é informar o valor da sustentabilidade”, comenta. A executiva explica que o desafio é reforçar que esse é um sistema que tem um valor econômico e para o meio ambiente, por isso a empesa trabalha com a comunicação que traz como mote “Boa pro bolso, boa pro planeta”.

Essas iniciativas envolvem o ecossistema inteiro da Coca-Cola Company, que busca investir promover iniciativas com outros produtos, como as garrafas feitas com 100% de material reciclável da água Crystal. Além disso, a marca aborda a temática em festivais, como aconteceu no Lollapalooza, como comenta Daniela. “Trouxemos o tema de reciclagem em uma parceria com instituições que trabalham com a gente para fechar essa visão circular”. A gerente conta, ainda, que a marca tem intenção de levar a temática para o Rock in Rio também.

Esses movimentos são desenvolvidos em diversos países da América Latina e, segundo o gerente sênior de Sustentabilidade para Brasil e Cone Sul, Rodrigo Brito, são suportados por três pilares fundamentais. O primeiro é voltado ao atributo das embalagens e dos impactos que elas causam. Depois, trata-se de um aliado importante para o processo, que é o sistema de varejo, e que fazem parte do desafio. “Nem todos os varejistas têm um espaço para acomodar as garrafas”, comenta. E por último, Rodrigo Brito cita investimento e logística, que variam de região para região e de país para país.

Além da circularidade, a empresa desenvolveu iniciativas que incentivam a reciclagem por meio dos projetos coorporativos, como o Coletivo Reciclagem e o Programa Reciclar pelo Brasil, que atende 240 organizações de catadores, que coletou 122 mil toneladas de material. Além delas, a marca conta com o Sustenta Pet que já coletou e reciclou 2.4 milhões de garrafas pet unidades. “Tudo isso nasce de um compromisso global que tem data e meta”, diz Brito, que reforça a importância da comunicação como forma de uma mudança de hábito.

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