A satisfação dos brasileiros com o e-commerce
Pesquisa social listening monitorou 73 marcas de oito categorias para avaliar a satisfação dos consumidores em relação às compras online
A satisfação dos brasileiros com o e-commerce
BuscarA satisfação dos brasileiros com o e-commerce
BuscarPesquisa social listening monitorou 73 marcas de oito categorias para avaliar a satisfação dos consumidores em relação às compras online
Meio & Mensagem
15 de maio de 2023 - 15h44
Buzzmonitor monitora satisfação dos consumidores de e-commerce (Crédito: Marko Aliaksandr/Shutterstock)
Através de um estudo de social listening, o Buzzmonitor produziu um mapeamento sobre as percepções dos consumidores em relação ao e-commerce nas redes sociais. Para isso, a empresa considerou 73 marcas de oito categorias, no período de 26/11 a 19/04.
Com o estudo, a empresa pôde constatar que o segmento de moda e assessórios foi o que mais movimentou conversas. A Buzzmonitor acredita que esse movimento se deve à nova forma de consumo desenvolvida no pós pandemia. A empresa avaliou marcas como Lojas Renner, Riachuelo, Marisa, C&A, Shein, Dafiti, Zara, Amaro, Privalia, Zattini e Farfetch.
Dentro das categorias, os marketplaces foram os que tiveram o maior índice de percepção negativa, com 35% de comentários envolvendo queixas.
No entanto, o sentimento positivo dessas lojas supera o negativo, com 49% de elogios. Para esse segmento, Aliexpress, Mercado Livre, Shopee, Netshoes, Elo7 e Kabum foram avaliados.
Em contrapartida ao que aconteceu com o marketplace, as livrarias e papelarias são o segmento que tem a melhor percepção entre os consumidores. Entre os nomes avaliados (Kalunga, Livraria Cultura, Saraiva Online, Amazon Brasil, Livraria Pandora, Loja Momotaro, Gimba, Tilibra, Lepok) 83% das menções são positivas.
Outra perspectiva avaliada pelo Buzzmonitor foi em relação ao boca a boca. A empresa identificou que, entre as lojas de e-commerce, as mais faladas entre os consumidores foram Amazon, com 13.503 menções; Shopee, somando 7.032 citações, e MAC, fechando o top 3, com 4.797 menções.
Outras marcas como Marisa (4.062 menções) e Natura (2.575 menções) também estão entre as mais populares.
Entre os canais de atendimento e compra, o mais popular é o Whatsapp, que registrou o maior número de elogios (91%). O site, no entanto, contou com 19% dos posicionamentos negativos.
Outro motivo que gerou críticas entre os usuários foi o pós-venda. Ao passo as pessoas têm percepções positivas em relação aos cupons (99%), desconto (100%) e promoções (88%), questões como frete (8%) e entrega (39%) foram motivos de descontentamento.
Continue se atualizando com as últimas tendências do e-commerce no Brasil.
Compartilhe
Veja também
Mercado Livre faz Neymar Jr. driblar caçadores em game
Em ação desenvolvida pela Gut, jogador de futebol se esconde de gamers em partida "prop hunt" e desbloqueia cupons de desconto à medida que sobrevive no jogo
Carmed para cachorro? Cimed fecha collab com a Petlove
Brincando com o Dia da Mentira, ação fruto da parceria nas redes sociais apresenta a nova pelúcia inspirada nas embalagens de Carmed