A vez dos carros inteligentes
Para atender à demanda de novos consumidores, montadoras ampliam oferta de equipamentos de comunicação e entretenimento
Para atender à demanda de novos consumidores, montadoras ampliam oferta de equipamentos de comunicação e entretenimento
Meio & Mensagem
10 de setembro de 2012 - 12h40
Automóveis de luxo exclusivos e caros — recheados de telas de cristal líquido, sistemas de comando de voz, navegação e acesso ao celular por meio de bluetooth— já fazem parte da realidade da indústria automotiva há algum tempo. Agora, as montadoras têm ampliado a oferta de equipamentos de informação e entretenimento para as linhas com preços mais acessíveis e vendas volumosas.
O objetivo é atender à demanda de consumidores acostumados a estar conectados em tempo integral — seja em casa, no escritório e, agora, nos carros. De acordo com relatório da consultoria IHS Suppli, as receitas globais geradas por componentes automotivos de comunicação e entretenimento devem chegar aos US$ 33,5 bilhões — alta de 3%, em relação a 2011.
“O que antes era um elemento de luxo está se transformando em necessidade, como aconteceu com o ar-condicionado”, destaca Gustavo Colossi, diretor de marketing da Chevrolet/General Motors do Brasil. Para as pessoas que passam cada vez mais tempo dentro do carro, em verdadeiros escritórios-móveis, falar no celular sem tirar as mãos do volante ou levar uma multa é fundamental. A montadora oferece a conexão bluetooth em modelos do tipo da minivan Spin, na versão com preço a partir de R$ 46 mil.
A Fiat apostou nas redes sociais como isca para agradar os clientes early adopters. A montadora lançou no Novo Punto 2013 o Fiat Social Drive, um serviço que permite ao motorista conectar-se com as redes sociais e receber notícias dos principais portais por áudio enquanto dirige. O device é acessório de série no modelo, que custa a partir de R$ 38.500. “Os caros adquiriram nova função na vida das pessoas. Se pensarmos em um usuário conectado, faz sentido que o veículo também seja”, destaca Maria Lúcia Antonio, gerente de marketing da Fiat.
Entre as novidades da alemã Audi — uma das empresas que mais investem em tecnologia de informação e entretenimento automotivo no mundo — está o sistema Audi Connect, que transforma o veículo em um ponto de Wi-Fi para distribuição de sinal de internet por até dez metros ao redor do veículo. Basta inserir um chip de uma operadora de telefonia móvel, que permita o acesso à internet, para transformar o carro em roteador ambulante. O sistema já pode ser encomendado para toda a linha vendida no Brasil, do compacto Audi A1 ao luxuoso A8, como opcional, com preço entre R$ 5 mil e R$ 7 mil. Leia a matéria na íntegra na edição 1526 do jornal Meio & Mensagem.
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