ABA apresenta manual de adequação à LGPD
Apresentado durante o Encontro Nacional de Anunciantes, guia pretende desmistificar a legislação e auxiliar mercado publicitário a se adequar
Apresentado durante o Encontro Nacional de Anunciantes, guia pretende desmistificar a legislação e auxiliar mercado publicitário a se adequar
Taís Farias
4 de junho de 2019 - 14h26
Representantes dos comitês da ABA durante o lançamento no Encontro Nacional de Anunciantes (Crédito: Reprodução)
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou nesta terça-feira, 4, o Manual ABA para adequação à LGPD – Orientações e boas práticas de governança de dados para Publicitários. O guia é uma entrega do GT de LGPD no Marketing e foi desenvolvido pelos comitês Jurídico, de Consumer Experience e Mídia da entidade. O documento foi elaborado em parceria com o escritório Pinheiro Neto Advogados e tem apoio do Conar.
O guia foi lançado durante a edição 2019 do Encontro Nacional de Anunciantes (ENA), também realizado pela ABA, que reuniu representantes do mercado para abordar a jornada das companhias na busca por engajamento e retenção de consumidores.
Durante o evento, Marcel Leonardi, consultor da Pinheiro Neto Advogados, afirmou que o documento tem como objetivo desmistificar a LGPD e traduzir a essência do documento para o mercado de publicidade. Com a criação da Autoridade Nacional de Dados, os anunciantes terão até agosto de 2020 para adaptarem suas estruturas às demandas da lei.Elaborado por uma equipe multidisciplinar, o guia pretende suprir as necessidades específicas do mercado e a aplicabilidade prática das mudanças determinadas pela LGPD. Marcel explica que a ampla aplicação da lei e o impacto para os anunciantes se deve ao fato da norma regulamentar conceitos vastos como dados pessoais e hábitos de consumo. Apesar disso, ele garante que o princípio não anula as práticas do setor que terá outras bases legais além do consentimento para se amparar.
Marco Frade, head de digital, media & PR da LG e presidente do Comitê de Mídia da ABA, apontou a acessibilidade como o diferencial do manual. De acordo com executivo, o material promove uma linguagem clara com foco em assegurar a ética e a reputação das marcas.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca