Login Newsletters Assinar

Adidas e a crise da campanha que envolveu Israel e Palestina

Buscar

Adidas e a crise da campanha que envolveu Israel e Palestina

Buscar
Publicidade
Marketing

Adidas e a crise da campanha que envolveu Israel e Palestina

Campanha com a modelo Bella Hadid e resgate dos Jogos Olímpicos de 1972 rendeu críticas da comunidade judaica à marca e fez companhia voltar atrás em estratégia de marketing


25 de julho de 2024 - 17h30

Uma campanha para relançar a versão de um modelo de tênis considerado icônico rendeu uma crise de imagem para a Adidas nos últimos anos.

Adidas Bella Hadid

Campanha com a modelo Bella Hadid foi retirada do ar após críticas (Crédito: Reprodução/X)

A fabricante de artigos esportivos acabou, por conta dessa iniciativa de marketing, colocando-se no meio das discussões sobre o conflito entre Israel e Palestina e se viu obrigada a voltar atrás, tirando a campanha do ar e revendo sua estratégia de comunicação.

Tudo começou há alguns dias, quando a Adidas apresentou as primeiras imagens da campanha para promover o tênis SL72. O modelo representa uma nova versão do utilizado pela marca nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

Para apresentar a novidade, há algumas semanas, a Adidas escalou a modelo Bella Hadid. A partir daí, as polêmicas começaram nas redes sociais.

Vários usuários – e até mesmo a conta oficial de Israel – publicaram mensagens criticando as escolhas da marca esportiva.
A maior parte das críticas apontava dois problemas na campanha. O primeiro é o fato de a marca resgatar os Jogos Olímpicos de Munique, que ficaram marcados pelo maior atentado já realizado em um evento do tipo.

Naquele ano, um ataque terrorista matou 11 atletas israelenses. O evento gerou comoção mundial e ampliou a preocupação com a segurança em grandes eventos.

Além de relembrar o Massacre de Munique, a Adidas foi criticada por escalar Bella Hadid, modelo de ascendência Palestina e que, por diversas vezes, deixou claro, nas redes sociais, sua defesa pelo reconhecimento do estado Palestino.

Assim que as críticas da comunidade judaica e também de outros públicos aumentaram nas redes sociais, a Adidas decidiu rever sua estratégia. Em comunicado, a fabricante de artigos esportivos declarou que tem consciência de que foram feitas conexões com o trágico evento histórico, embora isso tenha acontecido de maneira completamente não-intencional.

“Nós pedimos desculpas por qualquer aborrecimento ou angústia causados. Acreditamos no esporte como uma força unificadora em todo o mundo e continuaremos nossos esforços para defender a diversidade e igualdade em tudo o que fazemos”, completou a Adidas.

Na sequência, a Adidas informou que revisaria o restante de seu plano de comunicação. As postagens com a modelo e todos os demais materiais que envolviam a campanha foram retirados do ar.

Já nesta semana, o site TMZ, especializado na cobertura de celebridades nos Estados Unidos, declarou que Bella Hadid estaria em contato com advogados para processar a Adidas pelo comprometimento de sua imagem. Oficialmente, a marca não comentou a respeito.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre faz Neymar Jr. driblar caçadores em game

    Mercado Livre faz Neymar Jr. driblar caçadores em game

    Em ação desenvolvida pela Gut, jogador de futebol se esconde de gamers em partida "prop hunt" e desbloqueia cupons de desconto à medida que sobrevive no jogo

  • Carmed para cachorro? Cimed fecha collab com a Petlove

    Brincando com o Dia da Mentira, ação fruto da parceria nas redes sociais apresenta a nova pelúcia inspirada nas embalagens de Carmed