Airbnb mira hotelaria com serviços e experiências exclusivas
Plataforma estreia novo aplicativo e inaugura verticais voltadas a tornar a experiência do usuário memorável e cômoda
Airbnb mira hotelaria com serviços e experiências exclusivas
BuscarAirbnb mira hotelaria com serviços e experiências exclusivas
BuscarPlataforma estreia novo aplicativo e inaugura verticais voltadas a tornar a experiência do usuário memorável e cômoda
Thaís Monteiro
13 de maio de 2025 - 15h30
Em evento realizado nesta terça-feira, 13, em Los Angeles, o Airbnb apresentou a nova versão do seu aplicativo, junto a outras duas soluções que visam tornar a experiência do usuário mais cômoda e memorável. O usuário poderá reservar serviços e experiências na plataforma, além da acomodação, tornando a empresa mais competitiva em relação à hotéis.
Plataforma terá experiência com famosos, incluindo Sabrina Carpenter (foto) e Megan Thee Stallion (Crédito: Divulgação)
O lançamento da vertical de serviços conta com 10 categorias. São elas: refeições preparadas por um chef de cozinha, sessões de fotografia, massagens, tratamentos de spa, personal trainer, cabeleireiro, maquiagem, manicure, catering e refeições prontas. Tais serviços estão disponíveis em 260 cidades, mas ainda não chegaram ao Brasil. De acordo com o Airbnb, novas opções e localidades serão adicionadas regularmente.
O usuário pode pedir para que o serviço seja realizado em sua acomodação do Airbnb ou em sua própria casa.
Antes de ingressar na plataforma, os serviços são avaliados pelo Airbnb, incluindo verificação de identidade e a apresentação de licenças e certificações.
A empresa reconhece que parte do público opta por ficar em hotéis por conta dos serviços oferecidos. Assim, a plataforma também decidiu ingressar nesse universo, oferecendo valor agregado ao usuário.
“As pessoas optam pelos hotéis por causa dos serviços e optam pelo Airbnb por causa do espaço”,
disse o cofundador e CEO, Brian Chesky. “Agora, oferecemos o melhor dos dois mundos: acomodações incríveis com serviços que as tornam ainda mais especiais”, acrescentou.
Em sua apresentação, o executivo frisou que, pelo mesmo preço de uma estadia no Marriott em Austin, no Texas, no qual o usuário fica limitado ao espaço do quarto, é possível alugar uma casa ampla, com cozinha, sala e jardim, na mesma cidade. Se os serviços oferecidos pelo hotel são considerados diferenciais, o Airbnb também passa a oferecer os mesmos serviços.
Em 2016, o Airbnb lançou a vertical de experiências, que reúne uma série de atividades promovidas por moradores locais do espaço onde o hóspede se encontra. Este ano, a empresa decidiu reinventar esse serviço com uma curadoria mais precisa de moradores locais que conheçam a fundo suas cidades e possam oferecer um passeio de qualidade e, muitas vezes, exclusivo. O intuito desse investimento é proporcionar conexão autêntica do hóspede com o destino que ele visita.
Há experiências promovidas pelo próprio Airbnb, denominadas Originais Airbnb, como fazer doces na padaria French Bastards e jogar vôlei de praia com a atleta olímpica Carol Solberg no Rio de Janeiro. Além disso, o Airbnb promove experiências com celebridades, como participar da missão Otaku Hottie, com Megan Thee Stallion, entrar no set de Short n’ Sweet com Sabrina Carpenter, e aprender a jogar futebol americano e comer um churrasco com o jogador Patrick Mahomes.
Já as experiências promovidas por locais envolvem atividades diversas, como conhecer a restauração de Notre-Dame com a arquiteta Axelle Ponsonnet, que é parte da equipe dedicada a restaurar a igreja; aprender a fazer lámen com o chef Saburo Ishigoka; cavalgar por locais sagrados dos incas com uma especialista em cultura e antropologia andina; aula de estilo pessoal com a consultora de moda Jamie Mizrahi; treino de luta livre com o lutador profissional Retro.
Os anfitriões do Airbnb podem propor atividades, que serão avaliadas pela empresa com base em habilidade, reputação, autenticidade, anos de experiência e feedback dos usuários.
As experiências são pensadas como atividades coletivas. Depois de realizá-las, o usuário pode manter contato com os demais participantes em um chat no aplicativo. O usuário pode verificar quando há disponibilidade e vaga para participar das experiências.
Junto com tais novidades, o Airbnb apresentou o novo design do seu aplicativo para incluir as novas opções de serviços e experiências. Ao reservar uma hospedagem, o app já vai sugerir serviços e experiências próximos do destino. Essas atividades também aparecerão na nova aba Explorar.
Ao reservar serviços e experiências, a empresa oferecerá um itinerário da viagem, com os horários de check-in, check-out e instruções das experiências e serviços contratados. O roteiro fica na aba Viagens.
Outras reformulações incluem a possibilidade de enviar fotos e vídeos nas mensagens e novas descrições para o perfil do usuário, em que ele poderá compartilhar os destinos que já visitou e pessoas que conheceu nas viagens pelo Airbnb.
Já os anfitriões podem criar anúncios para seus serviços e experiências, gerenciar as reservas na nova aba Hoje, contam com um calendário mais detalhado com detalhes das acomodações e reservas e podem gerenciar serviços e experiências na aba Anúncios.
A empresa ultrapassou a marca de dois bilhões de hóspedes em 18 anos de operação. Atualmente, o Airbnb conta com 200 milhões de hóspedes e anfitriões.
Junto aos anúncios, o Airbnb lança uma campanha global para apresentar sua vertical de experiências. Denominada “Viagem: A Grande Aventura”, a campanha argumenta que viajar costumava ser divertido e cheio de aventuras inesperadas, mas, com o passar dos anos, virou uma lista de afazeres, locais para visitar e sem espaço para ter experiências fora do padrão. A peça apresenta algumas das experiências que estarão disponíveis para o público. Ela será veiculada na televisão.
O Airbnb preparou outros dez vídeos exclusivos para redes sociais com foco em cidades como Florença, Lisboa, Londres, Los Angeles, Madri, Cidade do México, Miami, Milão, Paris, Roma, São Paulo, Seul, Tóquio e Veneza.
A estratégia envolve anúncios nos resultados de buscas no Instagram, TikTok e YouTube. Quando o usuário pesquisar uma das cidades listadas, o vídeo do Airbnb aparecerá como sugestão de conteúdo turístico sobre a cidade em questão.
Compartilhe
Veja também