O que o AliExpress prepara para o 11.11
Plataforma chinesa de e-commerce dará R$ 10 milhões em cupons e planeja marketing com live, embaixadores de marca e espaço exclusivo
Plataforma chinesa de e-commerce dará R$ 10 milhões em cupons e planeja marketing com live, embaixadores de marca e espaço exclusivo
Giovana Oréfice
26 de outubro de 2023 - 16h08
O 11:11 está para o AliExpress assim como a Black Friday está para o varejo em geral. No próximo mês, a plataforma de e-commerce do Grupo Alibaba considera o evento como o mais importante do ano, e em 2023 não será diferente.
AliExpress prepara plano de marketing e logística para o 11.11 (Foto: FellowNeko/Adobe Stock)
O evento de e-commerce da China surgiu em 2009, no Dia dos Solteiros, comemorado em 11 de novembro. Neste ano, o AliExpress prepara uma maratona de R$ 10 milhões em descontos no Brasil durante o mês. O País fica entre os cinco maiores mercados dos 190 em que a empresa está presente. Ao todo, sete milhões de usuários brasileiros visitam o site diariamente.
“É um evento que movimenta muitos fabricantes e fornecedores do mundo, por isso estão todos focados em fazer o melhor resultado do ano”, afirmou Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 26.
A partir da próxima quarta-feira, 1, a companhia disponibilizará produtos a R$ 11,11 todos os dias às 11h11, até 10 de novembro. Além disso, oferecerá 20% de desconto a mais em produtos da categoria Choice, em seleção de melhor custo-benefício feita pelo AliExpress. Ademais, o público terá acesso a um spin-off do programa de afiliados da plataforma. A funcionalidade “Compartilhe e Ganhe” permite que os usuários compartilhem produtos com amigos e familiares. Assim, podem ganhar até 15% do valor da compra em saldo na carteira do app, caso a compra seja efetuada.
A companhia realizará oito voos semanais para agilizar entregas, que deverão ser feitas em até dez dias. No que diz respeito à tributação, o AliExpress aderiu ao programa do Governo Federal, Remessa Conforme. Impostos como o de importação e ICMS serão discriminados e inseridos no momento da finalização da compra. Assim, consumidores não terão suas encomendas taxadas.
Ainda que o AliExpress participe da Black Friday, o 11.11 é o evento destaque do mês. Muitas vezes, o sortimento para a data promocional do varejo se esgotam em um primeiro momento, conforme explica a diretora.
“Hoje em dia vemos que as pessoas entendem o que é o 11.11, o que esse evento representa e o que temos de oportunidade de compra nesse período”, declara a executiva. O plano agressivo de marketing deste ano tem como mote a campanha “As melhores ofertas do ano”. De acordo com Briza, o evento tem crescido bastante do ponto de vista de tráfego, o que indica a evolução da marca no Brasil.
Um dos destaques das ações é a Casa 11.11 – ou AliHouse. O espaço servirá como hub de conteúdo para os Aliexperts, um grupo de 100 influenciadores digitais selecionados pela companhia para divulgar a data e os descontos presentes na paltaforma. Eles também serão embaixadores da marca e terão treinamento para produzir conteúdos para a marca, bem como aprendizado para o restante da carreira.
Além disso, a casa contará com diversos espaços e produtos específicos, destinados à apresentação por criadores de conteúdo de nicho, como os de cozinha e games. Os Aliexperts terão a preferência de acesso nos primeiros dias. Posteriormente, o acesso à casa será aberto a outros influencers a partir do modelo de agendamento. “É um projeto que vai ter bastante força na plataforma do AliExpress daqui para frente”, declara a diretora.
Fernanda Souza dará o pontapé inicial da AliHouse em uma live. A transmissão acontece no app do AliExpress, e perfis da marca nas redes sociais, bem como nos canais da apresentadora. A plataforma disponibilizará cupons exclusivos para os usuários que estiverem conectados na transmissão pelo aplicativo. Além disso, será possível assistir à live em um prédio em Copacabana, no Rio de Janeiro, e em espaços de mídia out-of-home em São Paulo.
Compartilhe
Veja também
Liberation Day: o que é e como o Brasil responderá à política de tarifas dos EUA
Casa Branca está prestes a anunciar nova estrutura tarifária para acordos comerciais nesta quarta-feira, 2; Brasil já aprovou PL pela reciprocidade comercial
Mercado Livre faz Neymar Jr. driblar caçadores em game
Em ação desenvolvida pela Gut, jogador de futebol se esconde de gamers em partida "prop hunt" e desbloqueia cupons de desconto à medida que sobrevive no jogo