O que o AliExpress prepara para o 11.11
Plataforma chinesa de e-commerce dará R$ 10 milhões em cupons e planeja marketing com live, embaixadores de marca e espaço exclusivo
Plataforma chinesa de e-commerce dará R$ 10 milhões em cupons e planeja marketing com live, embaixadores de marca e espaço exclusivo
Giovana Oréfice
26 de outubro de 2023 - 16h08
O 11:11 está para o AliExpress assim como a Black Friday está para o varejo em geral. No próximo mês, a plataforma de e-commerce do Grupo Alibaba considera o evento como o mais importante do ano, e em 2023 não será diferente.
O evento de e-commerce da China surgiu em 2009, no Dia dos Solteiros, comemorado em 11 de novembro. Neste ano, o AliExpress prepara uma maratona de R$ 10 milhões em descontos no Brasil durante o mês. O País fica entre os cinco maiores mercados dos 190 em que a empresa está presente. Ao todo, sete milhões de usuários brasileiros visitam o site diariamente.
“É um evento que movimenta muitos fabricantes e fornecedores do mundo, por isso estão todos focados em fazer o melhor resultado do ano”, afirmou Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 26.
A partir da próxima quarta-feira, 1, a companhia disponibilizará produtos a R$ 11,11 todos os dias às 11h11, até 10 de novembro. Além disso, oferecerá 20% de desconto a mais em produtos da categoria Choice, em seleção de melhor custo-benefício feita pelo AliExpress. Ademais, o público terá acesso a um spin-off do programa de afiliados da plataforma. A funcionalidade “Compartilhe e Ganhe” permite que os usuários compartilhem produtos com amigos e familiares. Assim, podem ganhar até 15% do valor da compra em saldo na carteira do app, caso a compra seja efetuada.
A companhia realizará oito voos semanais para agilizar entregas, que deverão ser feitas em até dez dias. No que diz respeito à tributação, o AliExpress aderiu ao programa do Governo Federal, Remessa Conforme. Impostos como o de importação e ICMS serão discriminados e inseridos no momento da finalização da compra. Assim, consumidores não terão suas encomendas taxadas.
Ainda que o AliExpress participe da Black Friday, o 11.11 é o evento destaque do mês. Muitas vezes, o sortimento para a data promocional do varejo se esgotam em um primeiro momento, conforme explica a diretora.
“Hoje em dia vemos que as pessoas entendem o que é o 11.11, o que esse evento representa e o que temos de oportunidade de compra nesse período”, declara a executiva. O plano agressivo de marketing deste ano tem como mote a campanha “As melhores ofertas do ano”. De acordo com Briza, o evento tem crescido bastante do ponto de vista de tráfego, o que indica a evolução da marca no Brasil.
Um dos destaques das ações é a Casa 11.11 – ou AliHouse. O espaço servirá como hub de conteúdo para os Aliexperts, um grupo de 100 influenciadores digitais selecionados pela companhia para divulgar a data e os descontos presentes na paltaforma. Eles também serão embaixadores da marca e terão treinamento para produzir conteúdos para a marca, bem como aprendizado para o restante da carreira.
Além disso, a casa contará com diversos espaços e produtos específicos, destinados à apresentação por criadores de conteúdo de nicho, como os de cozinha e games. Os Aliexperts terão a preferência de acesso nos primeiros dias. Posteriormente, o acesso à casa será aberto a outros influencers a partir do modelo de agendamento. “É um projeto que vai ter bastante força na plataforma do AliExpress daqui para frente”, declara a diretora.
Fernanda Souza dará o pontapé inicial da AliHouse em uma live. A transmissão acontece no app do AliExpress, e perfis da marca nas redes sociais, bem como nos canais da apresentadora. A plataforma disponibilizará cupons exclusivos para os usuários que estiverem conectados na transmissão pelo aplicativo. Além disso, será possível assistir à live em um prédio em Copacabana, no Rio de Janeiro, e em espaços de mídia out-of-home em São Paulo.
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